Wallys se encontram em primeira parte de The Lazarus Contract

O Exterminador é provavelmente o maior inimigo dos Titãs em suas várias encarnações. E apesar de ser um vilão, é um personagem popular o suficiente para ganhar vários títulos solo ao longo dos anos. O que muitos leitores podem não se lembrar, no entanto, é que ele apenas se envolveu com os Titãs porque a equipe lutou contra um de seus filhos: Grant Wilson, o Devastador original. Quando Slade recusou um contrato com a organização C.O.L.M.É.I.A., Grant se propôs a destruir os Titãs no lugar de seu pai. Os poderes similares aos de Slade que Grant recebeu para finalizar o contrato rapidamente provaram ser degenerativos e causaram a destruição de Grant. Foi só então que o Exterminador se tornou o inimigo dos Titãs, para se vingar da equipe adolescente pela morte de seu filho.

A história de Grant foi reescrita durante o reboot d’Os Novos 52, tendo sua morte conectada ao Midnighter ao invés dos Titãs. Mas como tantas mudanças iniciais no reinício do Universo DC, isso parece ter sido apagado em silêncio graças à iniciativa Rebirth. Titans #11, primeira parte do crossover The Lazarus Contract, resgata a morte original de Grant em New Teen Titans #2 – de 1980 – e pavimenta o caminho para mais um embate de Slade Wilson contra os Titãs.

Como a C.O.L.M.É.I.A. foi a organização que concedeu a Grant seus poderes, os Titãs fizeram uma conexão entre a C.O.L.M.É.I.A. e a organização manipuladora de poder do Quinteto Infernal no arco anterior. Com Psimon desaparecido depois de limpar um grande pedaço das memórias da Abelha – que ainda possui poderes do Guardião -, os Titãs estão tentando encontrar a organização maligna para conseguir restaurar seus amigos. O que os Titãs não percebem até que seja tarde demais, no entanto, é que tudo faz parte de uma armadilha maior. Os soldados da C.O.L.M.É.I.A. são pouco mais do que encenações para distrair a equipe, enquanto Wally West é sequestrado pelo Exterminador, que parece muito interessado nas habilidades do Flash em viajar no tempo,  numa tentativa de trazer Grant à vida.

Isso, por si só, não seria tão importante se não fosse pelo fato de que o plano de Slade não é nada simples. Slade Wilson não está deixando nada ao acaso, resgatando o mestre estrategista que sempre foi.

Com Wally tendo sido apagado da continuidade com o reboot do Universo DC, foi apenas uma questão de tempo até que um novo Wally West aparecesse. Esse novo Wally apareceu em Flash Annual #3, há três anos. O novo Wally é um afro-americano, filho de Daniel West (o Flash Reverso d’Os Novos 52), o que torna os dois Wallys primos.

Semelhante ao velho Wally, novo Wally é eventualmente atingido por relâmpagos, se conectando com a Força de Aceleração. Com o passar do tempo, ele passa de um adolescente problemático para um super-herói genuíno que assume a identidade de Kid Flash. Ele se tornou um membro da equipe de Damian Wayne no novo título dos Jovens Titãs, enquanto o velho Wally observou – enquanto preso na Força de Aceleração – a transformação de seu primo em um herói. Um encontro entre os dois personagens era inevitável desde a restauração de Wally em DC Universe: Rebirth # 1, e finalmente aconteceu em Titans #11 – embora os dois já tenham se encontrado apenas como Flash em The Flash #9 -, com Slade utilizando o novo Wally como contingência para seu plano.

Os dois Wallys finalmente se encontraram e isso marca o começo de algo muito maior. A presença original de Wally West no Universo DC tem sido largamente confinada aos membros dos Titãs e Superman – o último dos quais se lembra de Wally e de sua própria vida antes do Flashpoint. O novo Wally, aprendendo sobre a existência do outro Wally, começa a abrir portas para mais e mais personagens descobrirem sobre as manipulações da linha do tempo e das vidas que eles tinham antes de Flashpoint.

Independente do que aconteça, uma coisa é certa: mais uma vez, a revista dos Titãs se mostrou essencial para desenvolver alguns mistérios do Rebirth. Não deixe The Button distrair você. O que quer que esteja acontecendo no Universo DC, pode ser explicado em Titans.