Pandora, a voyeur d’Os Novos 52

No final de Flashpoint, quando Barry Allen viajou através do tempo para tentar corrigir o universo, ele entrou em contato com três linhas do tempo distintas – DC, Wildstorm e Vertigo. E foi aí que Barry conheceu uma entidade até então desconhecida chamada Pandora. Ela revelou que há muito tempo o universo havia se espalhado em três, a fim de enfraquecê-lo para uma iminente invasão maligna desconhecida. Para combater a ameaça, era necessário que as terças partes se unissem novamente. E ela conseguiu, com a ajuda de Barry, que mais tarde acordou em sua mesa acreditando que tudo havia sido corrigido. E isso foi o começo do Universo dos Novos 52.

É um bom conceito, com uma porca execução. Era perceptível que o reboot foi organizado em cima da hora, e Geoff Johns – que já não andava nas suas fases mais criativas – teve que se virar para explicar como o universo seria reiniciado ao final de Flashpoint. Só que não parou por aí.

Provavelmente depois de assistir muitos episódios de Doctor Who, Johns achou que poderia espalhar o seu próprio Bad Wolf pelo Universo DC, dando migalhas de pistas para o leitor do que culminaria em Vilania Eterna. E como ele fez isso? Colocou Pandora para aparecer em todas as revistas da primeira e segunda onda dos Novos 52. Não ta acreditando? Olha aqui:

JusticeLeague-1-Zone-017 Action Comics (2011-) 001-031 011 Batgirl-001-(2011)-(Digital)-(Nahga-Empire)-21 Batwing2011-01-pg-017 Kopie Detective Comics (2011-) 001-019 Green-Arrow-001-(2011)-(2-covers)-(Digital)-(Nahga-Empire)-08 Hawk and Dove (2011-2012) 001-018 JLI_1_TheGroup_009 StaticShock_1_TheGroup_016 Stormwatch (2011-) 001-016 Swamp-Thing-01-pg-005 02 Batman-and-Robin-01-pg-017 FrankensteinAoS_1_TheGroup_016 Green Lantern (2011-) 001-014

E essas são apenas algumas das muitas aparições de Pandora. Se você tem a edição #1 de qualquer revista dos Novos 52 da primeira onda, com certeza vai encontrar uma Pandora voyeur ao fundo. Para mais detalhes sobre essas aparições, recomendo um artigo do site Comics Alliance, que detalha todas as aparições, e especula o que cada uma delas significa.

Nas edições de Liga da Justiça – principalmente durante Guerra da Trindade -, é esclarecido que Pandora viveu na Macedônia antiga e entrou em contato com uma estranha caveira de três olhos, liberando os Sete Pecados Capitais sobre o mundo. Ela é transportada para o Círculo da Eternidade, juntamente com Judas Iscariotes (que se tornaria o Vingador Fantasma) e um homem de origem desconhecida (que se tornaria o Questão). Eles são acusados pelos deuses de serem os maiores transgressores que a humanidade já conheceu, e são punidos por seus crimes. Pandora é forçada a andar pelo mundo por toda a eternidade para experimentar a dor que causou ao liberar os espíritos do mal sobre a humanidade.

Justice League (2011-) - Trinity War-019

É uma história interessante, se não descaracterizasse o Questão e deixasse de fazer sentido ao final de Vilania Eterna – uma caveira milenar era um portal para a Terra 3? Essa eu não consegui engolir, Geoff Johns.

Recentemente, Pandora estrelou, junto com Questão e Vingador Fantasma, a revista Trindade do Pecado. Escrita por J.M. DeMatteis, foi a última tentativa do editorial da DC explicar a necessidade da existência desses personagens.

Trinity of Sin (2014-) 001-000

Depois de seis edições que mais bagunçaram a cronologia do que explicaram alguma coisa, vieram Convergence e o DC You, o que pôs fim à essa trama maluca que não levou a lugar nenhum. E, do fundo do meu coração, espero que essa Trindade seja esquecida para sempre e que tragam o Vic Sage que vale de volta à cronologia do Universo DC.

  • Mark

    Só tinha percebido a aparição da Pandora numa edição do Vingador Fantasma… que loco

  • Werly Pires

    Também não engoli que aquela caveira milenar fosse um portal para a Terra 3!
    E outras coisas que não ficaram explicadas:
    Como aquela “mulher Elétron” veio parar na terra principal?
    Se o Anti-monitor tinha destruído a terra 3, onde estava escondido o sindicato do crime?
    E porque diabos eles estavam esperando alguém abrir a caveira se eles teoricamente já poderiam vim para a terra 0?