Os mistérios ainda não resolvidos do Rebirth

Após quase 1 ano de Rebirth, alguns dos mistérios apresentados em DC Universe: Rebirth #1 já foram resolvidos. Todavia, ainda existem diversas questões que precisam ser respondidas. Muita coisa aconteceu durante esses 12 meses de Rebirth, e neste artigo faremos um balanço do que já sabemos e dos mistérios ainda em aberto do Universo DC.

Sociedade da Justiça da América

O que foi sugerido: Ano passado, a DC Comics promoveu a iniciativa Rebirth compartilhando uma capa variante de Ivan Reis e Joe Prado com três ampulhetas: a mais proeminente continha os heróis do núcleo Rebirth, a segunda apresentava os personagens da Liga da Justiça da América em sua versão dos anos 80 e a terceira possuía os personagens da Sociedade da Justiça da América.

Então, em maio de 2016, DC Universe: Rebirth #1 incluiu uma cena com um idoso Johnny Trovoada tentando dizer suas palavras mágicas, implicando que a SJA poderia retornar, mas que depende de Johnny para que isso aconteça. A história conta que sua antiga equipe foi um grupo secreto de pessoas que ajudaram a por fim da Segunda Guerra Mundial.

O que descobrimos desde então: Johnny teve uma nova aparição, ainda em um asilo, em The Flash #21. Ele aparece se desculpando por algo que supostamente teria feito para à SJA, insinuando que seria sua a culpa do desfecho da clássica equipe. Será que Johnny Trovoada realmente foi o responsável pelo fim da SJA ou ele seria apenas um velho delirando?

Os leitores em breve descobrirão se a SJA retornará ao final do crossover The Button. As capas do crossover vem insinuando que o fundador da SJA, Jay Garrick, aparecerá ao final da historia.

Nós já tivemos a oportunidade de ver o elmo de Garrick em The Flash #9. Nessa edição, Barry Allen disse que ele havia visto o elmo enquanto estava na Força de Aceleração. “Eu tive uma uma visão… E eu vi algo na Força de Aceleração que eu acho que eu não deveria ter visto”, disse Barry sobre o elmo. “Eu não sei o que era… Mas me encheu de esperança”.

Legião dos Super-Heróis

O que foi sugerido: alguém da Legião dos Super-Heróis aparentava estar perdido em Gotham City. Uma jovem mulher estava pedindo uma audiência com o Superman, e quando lhe foi dito que ele poderia estar morto, ela não aparentou ficar alarmada. Ela afirma ter visto o futuro, e que “tudo ficará bem”. Sua única posse é o anel da Legião.

O que descobrimos desde então: a DC Comics confirmou em um de seus vídeos promocionais que a jovem mulher era, de fato, ninguém menos que Satúrnia da Legião dos Super-Heróis. Em Batman #9, ela fez uma pequena aparição como prisioneira do Asilo Arkham, quando Batman, Jim Gordon e Jeremiah Arkham foram em sua cela.

Em Batman #21, o primeiro capitulo de The Button, Satúrnia, ainda estava mantida como paciente do Arkham, dessa vez assistindo a uma partida de hóquei pela televisão. Quando uma briga entre dois jogadores começou, Satúrnia se desespera e diz que alguém estava prestes a morrer. “Esse é o jogo onde eles o matam. Eles irão matá-lo”.

Um dos jogadores de fato morre, mas essa morte aparenta não ser o que está preocupando Satúrnia. Ela grita que “nossos amigos morrerão” e “a Legião logo morrerá”. Entretanto, Satúrnia não apareceu em nenhuma outra edição desde então.

Átomo Capturado

O que foi sugerido: Ray Palmer enviou uma mensagem para seu assistente Ryan Choi, afirmando que ele estava em “grande perigo”. A mensagem de Palmer indicava que ele precisava ser resgatado. E qual era a razão dele ter sido capturado? Ele estava investigando uma ruptura profunda dentro da nanoestrutura temporal da linha do tempo. “Eu encontrei evidências de algo muito maior do que alguns roubos cronológicos dentro da essência do tempo”, disse Palmer.

O personagem diz a Choi que ele encolheu tanto que havia descoberto o Microverso. Palmer pede a Choi que encolhesse do mesmo modo para então resgatá-lo, mas ele também diz que Choi precisa prestar atenção quando ele chegar ao “primeiro mundo do Microverso”.

O que descobrimos desde então: essa história ainda não foi completamente resolvida, mas muitos têm teorizado que a mensagem enviada por Palmer sobre a ruptura na linha do tempo do Universo DC está aparentemente conectada com a aproximação das linhas do tempo de Watchmen e do Rebirth.

O título Justice League of America já mostrou um preview do momento no qual Ryan Choi encontrará seu mentor. De acordo com esse teaser mostrado ao final de Justice League of America: Rebirth #1, Ray Palmer é encontrado vestindo um tipo de traje diferente, e Ryan aparenta estar surpreso ao encontrá-lo dessa forma.

Porém, os leitores terão que esperar que isso se torne realidade em JLA, o que pode acontecer em breve, já que a edição de abril de JLA mostrou o personagem Gaio encolhendo e encontrando o que aparentava ser o Microverso.

Superman Dividido

O que foi sugerido: após a morte do Superman d’Os Novos 52, o misterioso Mr. Oz apareceu em DC Universe: Rebirth #1 para falar com o Superman pós-Crise. O personagem disse: “Você e sua família não são o que acreditam ser. Assim como o Superman morto também não era”.

O que descobrimos desde então: Superman: Reborn revelou que, no passado, alguém havia dividido o Superman em 2, fazendo-o viver duas vidas distintas – uma como o Superman d’Os Novos 52 e o outra como a versão pós-Crise. Lois Lane também passou por um processo similar.

Devido a intromissão feita por Mr. Mxyzptlk, as duas vidas de cada personagem foram fundidas em uma única durante, criando uma nova versão do Superman e uma nova versão de Lois Lane, assim como uma nova continuidade a partir de então.

Entretanto, esse novo Superman sente que algo está errado, e na edição Action Comics #978, Mr. Oz conversa com Superman novamente. Ele diz para o Superman: “Minha mensagem é para você e unicamente para você. Tudo que você precisa saber é que está lidando com forças além de você, sozinho, ou de outra forma”.

Mr. Oz destruiu a estátua da mãe e do pai de Kent que estava dentro da Fortaleza da Solidão, o que faz o Superman perceber que “todos nós estamos ameaçados por este inimigo” e a edição ainda deixa subentendido que o Superman e seus amigos terão de lidar com Mr. Oz futuramente.

O Misterioso Mr. Oz

O que foi sugerido: Mr. Oz estava meio que espionando o Superman. Introduzido durante o o run de Geoff Johns em Superman durante Os Novos 52, Oz era uma misteriosa figura encapuzada que estava assistindo a luta do Superman, afirmando que ele havia ensinado-o no passado. Então, em Superman #39, descobrimos que seu nome era Mr. Oz quando ele envia um livro em branco para Clark Kent com os dizeres: “O futuro não esta escrito, Clark, mas você e seus amigos o verão em breve”.

O que descobrimos desde então: Mr. Oz vem colecionando e aprisionando vários personagens da DC Comics, incluindo Mr. Mxyzptlk (que escapou), Apocalypse, ProphecyTim Drake (cujos personagens da Bat-família acreditam estar morto, e que também desapareceu de seu futuro em Batman Beyond). Aparentam existir outros prisioneiros ainda não vistos nas outras celas do cativeiro de Mr. Oz – Tim Drake tentou escapar recentemente e ficou surpreso com algo que viu dentro da prisão.

A principal teoria sobre a identidade de Mr. Oz é que, com a suposta ligação de Watchmen ao Universo DC, ele seja Ozymandias – apesar de não existir nenhuma evidência ou confirmação.

De qualquer forma, vem sido fortemente sugerido que Oz não é o personagem que está manipulando a linha cronológica do Universo DC, nem que foi o responsável pela divisão do Superman. No final do Superman: Reborn, é mostrado aos leitores um close em Marte – planeta símbolo da história de Watchmen que também apareceu no final de DC Universe: Rebirth #1 -, enquanto Oz diz: “É o Superman que possui a palavra final, ou ele?”.

Envolvimento de Watchmen

O que foi sugerido: Wally West disse que alguém vem manipulando o Universo DC há bastante tempo. Ele disse que quando Barry Allen criou a realidade de Flashpoint, “alguém de fora do tempo viu tudo acontecer. E quando tudo estava voltando ao normal, eles atacaram. A medida que nossa linha do tempo se reformava, alguém roubou 10 anos de nós. Uma década inteira foi removida”.

Batman também encontrou em sua Bat-caverna o button usado pelo Comediante em Watchmen. A edição mostrou alguém desintegrando Pandora em um flash azulado – uma morte similar à de Metron e Coruja no final de Liga da Justiça #50.

O que descobrimos desde então: ao longo de todo Rebirth, existe uma forte menção à um ser que está manipulando tudo. Em The Button, quando Eobard Thawne tocou no button, ele foi instantaneamente transportado para longe – em um flash azulado – e reapareceu segundos depois – em outro flash azulado – com metade de seu corpo desintegrado por alguém.

Batman e Flash então usam a Esteira Cósmica para rastrear o local no qual o button havia levado Eobard. Eles descobrem que todas as histórias do Universo DC principal ainda existem de alguma forma, sendo mantidas em suspensão por alguém com propósitos suspeitosamente nefastos.

Também houveram indícios de que o Pirata Psíquico poderia desempenhar um importante papel. O personagem foi reintroduzido em Batman por uma razão completamente diferente, mas em The Button sua máscara interagiu com o button. O Pirata Psíquico é o alter ego de Roger Hayden, o homem que tem não apenas a habilidade de projetar emoções em outras pessoas, mas que também é capaz de lembrar das continuidades passadas do Universo DC.

Muitas das mudanças de continuidade que foram supostamente causadas pelo personagem ligado à Watchmen foram resolvidas de certa forma ao longo do tempo, especialmente a estranha natureza dos dois Supermen – agora unidos em um único personagem.

Entretanto, em The Button, Barry e Bruce viram vislumbres de cronologias passadas do Universo DC – desde a formação da Liga da Justiça original até o icônica cena do Batman vendo o Flash se desintegrar em Crise nas Infinitas Terras. De alguma forma elas ainda existem, e Barry Allen está convencido de que alguém está por trás disso.

  • Eduardo Faria Guimarães

    Tem um mistério que eu vejo muita gente passando despercebido no Renascimento,que é a busca do Monstro do Pântano por Abigail Arcane,ela tem uma pequena aparição na série limitada dele de seis edições e no one-shot Universo DC Renascimento mostra o Monstro do Pântano conversando com o Constantine para ajudar achar ela.

    A busca dele por ela foi até abordada no Renascimento do Constantine mas depois foi deixado de lado,e agora o Monstro do Pântano vai se encontrar com o Batman na vigésima terceira edição da HQ solo dele e muito provavelmente irá abordar denovo essa busca dele.

    Seria interessante se vocês também botasse isso nessa lista,que é uma coisa que muita gente ou deixa de lado ou não percebeu.

    • Opa, podemos considerar isso. Acredito que deixamos passar porque ninguém aqui ta lendo a revista do Constantine. Mas vamos fazer um update ou até mesmo um post só sobre o assunto depois de Batman #23.

  • Austin Gabriel

    Como um blog tão maravifoda pode ter só um comentário nessa postagem?

    • Neo

      Muitos leem, mas poucos comentam.

  • Deco

    Descobri o blog hoje, e apesar de não ser marvete nem decenauta (acho ridícula essa polarização de fãs) tenho lido mais DC ultimamente e essa matéria ajudou pra caramba a aguçar minha curiosidade chamando a atenção para alguns detalhes que eu inclusive havia deixado passar.

  • Nosferatu

    hqultimate retirou de seu catálogo as revistas da DC/Marvel. Alguém tem alguma sugestão de outro site para acompanhar o rebirth?