Os grandes mistérios do Rebirth

Um dos motivos do sucesso da Iniciativa Rebirth é o enorme número de surpresas e de pontas soltas que DC Universe: Rebirth #1 deixou após a sua publicação. Quatro meses depois, algumas dessas questões foram respondidas, mas ainda existem muitos mistérios envolvendo as atuais mudanças no Universo DC e muitos leitores ainda não fazem ideia de como o plot envolvendo Watchmen e seus personagens se desenvolverá futuramente. Após peneirarmos os mistérios do Rebirth, listamos abaixo algumas questões que valem a pena serem pensadas pelos leitores para e ajudar na composição de novas teorias.

Lembranças do pós-Crise?

dc-universe-rebirth-2016-001-010

No entanto, alguns personagens parecem possuir traços de seu antigo legado, enquanto outros não demonstram isso. Por exemplo, Jaime Reyes e Ray Palmer possuem a mesma personalidade e a mesma forma de agir de anteriormente. Por outro lado, Ted Kord e Ryan Choi são retratados como jovens no início de suas carreiras heroicas.

Também é questionável se certas histórias importantes do passado aconteceram nessa nova linha do tempo. Wally West se lembra dos momentos passados em Crise nas Infinitas Terras, mas a referência sobre Jean Loring estar viva e separada de Ray Palmer é uma forma óbvia de mostrar que Crise de Identidade não aconteceu. Existe algum tipo de divisão ou o novo Universo DC é apenas uma mistura subjetiva de alguns conceitos de diferentes Eras? Ou será que a eliminação de Crise de Identidade – que é uma das poucas histórias com temática sombria nos últimos 10 anos da DC Comics – e o restabelecimento de Crise nas Infinitas Terras – que é uma aventura mais fantasiosa – é um indicativo que somente o passado mais sombrio da DC Comics foi deixado de lado?

Superman e Lois Lane d’Os Novos 52 estão mortos?

Em Superman #52 vimos o Superman d’Os Novos 52 morrer de forma heroica, com muitos dos seus entes queridos ao redor. Algumas semanas depois, Lois Lane, atuando como Superwoman, também morreu de forma bastante similar. No entanto, houveram algumas dicas que apontam que as coisas não são o que realmente parecem. Mr. Oz já disse várias vezes que esses personagens não eram o que aparentavam ser e a questão envolvendo a misteriosa marca azul no formato de uma mão no túmulo do Superman d’Os Novos 52 ainda está aberta.

Além disso, quando Lois estava morrendo, ela aparentava estar, de alguma forma, vendo o Clark Kent d’Os Novos 52. Ao perecer, ela disse que “entendia” alguma coisa. O escritor de Superwoman, Phil Jimenez, já deixou escapar em entrevistas que a história de Lois Lane não está finalizada. Será que Lois e Clark estão realmente mortos? Outra questão que merece atenção vem direto de Action Comics: quem é e de onde veio o Clark Kent sem poderes que apareceu após a morte do Superman? Seria ele alguma manifestação do personagem ou uma marionete de algum ser superior?

Microverso ou prisão?

Durante DC Universe: Rebirth #1, Ryan Choi foi encarregado de resgatar o professor Ray Palmer do Microverso, uma nova dimensão que ele havia descoberto. Mas Palmer adverte à Choi sobre sua viagem, dizendo que existe alguém que ele iria encontrar “no primeiro mundo do Microverso“, um indivíduo que Ray Palmer disse que irá “procurar por ele“. Quem seria esse vilão? E por que Palmer não pode simplesmente sair e voltar ao universo convencional? Ele está preso em algum lugar?

Quem é Mr. Oz?

DC Universe: Rebirth #1 nos mostrou a aparição de uma figura encapuzada chamada Mr. Oz. Nós já havíamos visto esse personagem antes, introduzido durante o run de Geoff Johns e John Romita Jr. com o Superman. Mr. Oz era uma misteriosa figura encapuzada que estava observando o Superman d’Os Novos 52 na época em que ele havia descoberto seu poder de raios de energia. A primeira vez que Mr. Oz apareceu, ele estava observando uma luta do Superman e sugeriu que ele mesmo era quem havia ensinado o Superman a lutar. Em Superman #39, descobrimos que seu nome era Mr. Oz e que ele havia enviado um livro com páginas em branco para Clark Kent com os dizeres “o futuro não está escrito, Clark, mas você e seus amigos o verão em breve“. No presente momento, Mr. Oz capturou Apocalypse e tirou Tim Drake de campo.

Ele é mesmo Ozymandias, como nós viemos teorizando, ou ele é apenas alguém conectado ao universo de Watchmen? Ou seria, de fato, um novo personagem com traços da personalidade de Adrian Veidt?

Por que Tim Drake?

Quando Mr. Oz capturou Tim Drake em Detective Comics #940, ele disse para o personagem os dizeres: “Você estava reatando laços que não podiam ser reatados. Você é tão amado, tão profundamente conectado. Tornou-se crucial que nós o retirássemos de campo. E é ai onde você está, Tim. Fora de campo“.

No mesmo mês, Tim Drake desapareceu do futuro em Batman Beyond e o responsável pelo título, Dan Jurgens, confirmou que seu sumiço está relacionado ao fato de Tim Drake ter sido capturado por Mr. Oz. Ao que parece,  Tim Drake foi, de fato, removido da linha do tempo.

Quais eram os laços que Tim Drake estava reatando? Com certeza houveram diversas outras relações sendo reatadas por outros personagens, então, por que Tim Drake tem tanta importância aos olhos de Mr. Oz?

Quem são os outros prisioneiros?

Foi mostrado que Tim Drake estava em uma cela situada no meio de outras duas outras celas. Tom King, roteirista de Batman, confirmou durante uma entrevista que realmente existem duas outras figuras nessas celas. Então, quem seriam? As opções mais óbvias é que seriam Apocalypse – que foi capturado pelos asseclas de Mr. Oz – e Ray Palmer. Mas existem alguns outros personagens que poderiam estar presos nessas celas. E não podemos esquecer que também existe um prisioneiro que Mr. Oz mantinha preso atrás de um porta gigante. Poderia esse personagem ser um desses prisioneiros próximos à Tim Drake?

Legião dos Super-Heróis e Sociedade da Justiça?

Em DC Universe: Rebirth #1, alguém da Legião dos Super-Heróis – provavelmente Saturnia – parecia estar perdida em Gotham City. A menina solicita uma audiência com Superman, e quando lhe é dito que ele poderia estar morto, ela não aparenta ficar alarmada e afirma que viu o futuro e que “tudo ficará bem”. Sua única posse é um anel da Legião. Estaria a Legião dos Super-Heróis retornando?

Rebirth também nos mostra uma cena com Johnny Trovoada tentando dizer suas palavras mágicas, o que obviamente implica que, de alguma forma, teremos o retorno da Sociedade da Justiça. Porém, ele já está quase com 100 anos, e a narrativa conta sobre sua equipe ajudando a colocar um fim na Segunda Guerra Mundial. Esses são heróis antigos agora. Eles serão rejuvenescidos ou terão suas histórias contadas na década de 40?

Cadeira Mobius vazia?

No fim de Liga da Justiça #50, Metron e Coruja são mortos por um ser que ainda não foi revelado – mesmo ser que matou Pandora em DC Universe: Rebirth #1 -, mas que muito parece ser o Dr. Manhattan. Porém, a Cadeira Mobius na qual Coruja estava sentado agora está vazia. A página final mostra que ela está na lua. Quem será o próximo a tomar posse da cadeira? Ela terá papel importante ao lado dos heróis? Ou será o próprio Dr. Manhattan a sentar na cadeira?

O que vai acontecer com Darkseid e os 3 Coringas?

DC Universe - Rebirth (2016) 001-007

Dois conceitos que foram apresentados por Geoff Johns em Darkseid War e que podem ser desenvolvidos futuramente: o renascimento de Darkseid e a existência de 3 Coringas. Recentemente, um planeta parecido com Apokolips foi mostrado em Action Comics e um Coringa foi ressuscitado em Batman Beyond. Será que esses dois eventos possuem conexão?

Onde estão os outros personagens de Watchmen?

dc-universe-rebirth-2016-001-066

Várias das referências à Watchmen em DC Universe: Rebirth #1 possuem perguntas interessantes. Se o Dr. Manhattan é mesmo o responsável por fazer 10 anos da cronologia simplesmente desaparecer, onde ele se encontra nesse momento? Foi ele quem matou Metron, Coruja e Pandora? Ele continuará com esses assassinatos?

As memórias do Pirata Psíquico sobre a continuidade anterior, confirmadas pelo próprio Tom King, significam que o Batman descobrirá sobre continuidades passadas assim que Cavaleiro das Trevas capturar o Pirata Psíquico?

Qual o significado do relógio mostrado na última página de DC Universe: Rebirth #1? Por que o smiley do Comediante apareceu na Batcaverna justamente quando Wally West fez sua aparição para Bruce Wayne?

Já é de conhecimento geral que os representantes da DC Comics revelaram que essa história será trabalhada ao longo de 2 anos – e que pode culminar em uma nova Crise -, mas certamente todas essas evidências irão nos levar à algum lugar em breve. No entanto, a cada semana, pistas e mais pistas são reveladas, ao tempo que dúvidas e mais dúvidas vão surgindo. É claro que pretendemos relatar todas elas, mas e você, tem alguma teoria em mente sobre algum momento do Rebirth? Conta pra gente nos comentários.

  • Joel Ciclone (!$@@¢)

    Como sempre o melhor site sobre Rebirth.
    Eu creio que vamos ter muitas e muitas reviravoltas.
    É possível notar referências aos Coringas em várias revistas, e alguns deles possuem um traço diferente. Na última edição de LJ mostrou uma tela do Bruce em que tinha a foto do Coringa (acho que dos N52) com a identificação “Joker #3//V”, algo do tipo.
    As memórias do Wally parecem estar um pouco bagunçadas também, visto que ele não se lembra dos filhos dele antes do Reboot, pelo menos até agora não nos foi mostrado isso.

    • Andy Vianna

      Haha, valeu Isaac! Uma das minhas dúvidas é justamente essa questão sobre os 3 Coringas. Quero saber qual será o desfecho disso. E mais além, é se tal desfecho será digno de tamanho mistério.

  • Nei Soares Costa

    como disse antes… ta muito divertido ver esses pequenos mistérios… realmnete me lembra uma época em que a gente nao sabia o que ia acontecer no mes que vem e ficava teorizando maluquices.

    • Andy Vianna

      Melhor ainda é saber que isso será trabalho por mais 2 anos =D

  • David Pinheiro

    Pra mim o personagem misterioso preso é o Rorschach.