Onde está a Liga da Justiça Internacional no Rebirth?

Em Justice League of America #7 tivemos um momento que pode dizer muito sobre alguns personagens que andam desaparecidos desde o início do Rebirth. Na edição, Nevasca e Ryan Choi estão discutindo seus poderes, quando Ryan menciona um artefato histórico e sua relação com “Gelo, da antiga Liga da Justiça Internacional”. Essa é uma menção significativa, confirmando a existência da equipe na continuidade do Rebirth.

Os leitores já encontraram pistas indicando que certos personagens dos dias da Liga Internacional não só existiram na nova linha do tempo de Rebirth, mas que também estavam associados à Liga da Justiça.

Especificamente, vários objetos de personagens associados à LJI foram mostrados nas páginas de The Flash # 21,que fez parte do mais recente crossover da DC, The Button. A edição mostrou Flash e Batman indo para a Torre de Vigilância da Liga da Justiça e para sua “sala dos achados e perdidos”. A sala estava cheia de easter eggs para os fãs da DC – e para os fãs da LJI em particular – incluindo Skeets (o amigo robô do Gladiador Dourado), uma versão do Inseto do Besouro Azul e o traje do Caçador de Marte.

Para os fãs, os objetos indicam que esses personagens da LJI já fizeram parte da equipe heroica, mesmo que ainda não tivéssemos certeza de que suas histórias continuavam a existir. Mas existe uma chance de que a continuidade estabelecida durante os anos de Keith Giffen e J.M. DeMatteis na Liga da Justiça esteja de volta.

Outra pista veio de Besouro Azul #8, quando Ted Kord – o Besouro Azul da Liga da Justiça Internacional – contou a história de seu tempo usando o manto do herói. Ele disse que era o Besouro Azul até ter um ataque cardíaco – um momento que fazia parte da continuidade de Giffen e DeMatteis.

Agora vem a confirmação em Liga da Justiça da América de que a equipe existiu, foi chamada de Liga da Justiça Internacional e que Gelo era um membro.

Claro, Gelo é um dos vários membros regulares da LJI que ainda não tiveram um papel na continuidade do Rebirth. Por enquanto, não houveram nenhuma menção à Fogo, nem à Billy Batson (apesar de ter sido anunciado como um personagem que estará presente no Rebirth no final de DC Universe: Rebirth #1) e ao Caçador de Marte (embora, como mencionado acima, seu traje tenha sido visto durante The Button).

Outros personagens estão de volta, mas não está claro se eles estão conectados a outros membros da Liga Internacional. Por exemplo, Hal Jordan and the Green Lantern Corps inclui Guy Gardner, mas não há menção ao seu histórico na LJI.

Mas de todos os personagens desaparecidos, talvez o mais inusitadamente ausente seja o Gladiador Dourado. O personagem, que tem sido associado à manutenção da linha temporal, seria uma adição ideal aos muitos mistérios do Rebirth sobre a manipulação da linha de tempo.

Porém, o Gladiador não da às caras pelo Universo DC (fora uma aparição no passado dos Flinstones), desde que ele teve duas edições de destaque em Convergência. Nessa história, ele era na verdade dois personagens diferentes (graças à viagem no tempo) – sendo uma a versão mais recente d’Os Novos 52, e a outra mais antiga do pré-Flashpoint. No final da história, o Gladiador mais antigo evoluiu para se tornar o poderoso Tempus, um ser que tem o conhecimento do passado e do presente. Ainda não há nada que diga se os eventos de Convergência ainda estão em continuidade (partes dessa história foram apagadas na história do Superman desde o crossover Reborn), então não se sabe se alguma versão do Gladiador Dourado ainda está por aí.

Outro personagem que faria sentido retornar ao Universo DC agora é o Caçador de Marte. Ele teve sua própria série durante Os Novos 52, e ele foi anunciado na imagem da ampulheta que promoveu o Rebirth em abril de 2016. Mas o personagem não foi visto na continuidade Rebirth além do breve vislumbre de seu uniforme em The Flash # 21.

Mas se certas teorias sobre o Rebirth e Dr. Manhattan estiverem corretas, e ele realmente está usando Marte como as base, não  faria sentido que J’onn J’onnz estivesse envolvido na resolução desse mistério?

Seja qual for o paradeiro dos personagens da Liga da Justiça Internacional no Rebirth, a menção em Liga da Justiça da América deixa claro que eles eram um time, e outras pistas indicam que eles eram uma parte importante da história atual da DC. Esperemos que os fãs da equipe tenham o seu desejo realizado e que alguns desses membros-chave da LJI também tenham uma participação importante do futuro da DC.

  • O Homem do Amanha (Terra 22)

    E o Shazam? Alguma noticia dele no Rebirth?

    • Ebola-chan

      Ele apareceu por tipo, duas páginas no comecinho de Hellblazer, mas fora isso nada… :/
      Passou da hora de ele voltar a ter uma revista solo. Li uns boatos do Tomasi assumindo o título dele no futuro, mas literalmente nada concreto.

  • Super do BdE

    A Liga Cômica é a melhor!