Identidade de Mr. Oz pode ter sido revelada

Neste mês, a DC Comics revelará um dos maiores mistérios do Rebirth, uma vez que finalmente descobriremos a identidade do misterioso Mr. Oz. O estranho sujeito encapuzado tem tido uma forte presença durante muitos momentos da vida do Superman – algo que se estende antes mesmo do início do Rebirth – e existem diversas teorias sobre qual será sua verdadeira identidade.

Mr Oz fez sua primeira aparição em Superman #32 – ainda durante os Novos 52 -, onde foi visto observando Superman. Imediatamente, estabeleceu-se que o novo personagem possuía algum tipo de conexão misteriosa com o Homem de Aço, de acordo com suas linhas de diálogo. Ao longo do arco, Mr. Oz atuou mais pelos bastidores, comentando as aventuras do Superman; porém, conforme o víamos, ganhávamos mais perguntas do que respostas, incluindo o fato dele ter um ser misterioso sob custódia.

A próxima aparição de Oz foi em DC Universe: Rebirth #1, onde ele confrontou o Superman pré-Flashpoint, dizendo que ele e sua família não eram quem eles pensavam ser – e o mesmo também valia para o Superman d’Os Novos 52, que naquele momento estava morto. Devido a revelação de que o Dr. Manhattan estava manipulando os acontecimentos do Universo DC junto com os personagens de Watchmen, muitas pessoas acreditaram que Mr. Oz era Ozymandias. É uma conexão óbvia de se fazer, pois Oz sempre havia sido mostrado observando os acontecimentos através de um painel repleto de telas, assim como Adrian Veidt. Entretanto, ele aparenta ter um interesse particular no Superman que ultrapassa os limites de qualquer curiosidade profissional que Ozymandias poderia ter.

Conforme o Rebirth avançava, Mr Oz começou a fazer diversas aparições em vários lugares – as mais notáveis durante o run de Dan Jurgens em Action Comics. Aqui, ele novamente atuou como um observador das aventuras do Superman, mas também mostrou ter seus próprios planos. Durante boa parte do tempo, Oz atuou discretamente, mas logo começou a se intrometer de maneira mais direta, começando com a abdução do vilão Apocalypse.

As coisas começaram a ficar mais interessantes a partir desse momento, pois Mr. Oz logo após também abduziu Tim Drake, o Robin Vermelho. No desfecho do primeiro arco na era do Rebirth de Detective Comics, Tim, aparentemente, sacrificou sua vida ao reprogramar uma frota de drones para tê-lo como alvo ao invés dos cidadãos de Gotham que haviam sido marcados para morrer. Aparentou-se que ele havia sido obliterado, mas na verdade, ele havia sido sequestrado por Mr. Oz sob alegação de que ele estava conectando ligações que não deveriam ser reconectadas. Tim Drake é conhecido por ser um dos melhores detetives do Universo DC, destinado até mesmo a ser melhor do que Bruce Wayne nesse quesito – se é que já não o é. Mr. Oz, aparentemente, se sentiu ameaçado pelas habilidades de Tim Drake, e para evitar de que Robin juntasse os pauzinhos e botasse todo o plano em perigo, preferiu retirá-lo do campo, como o próprio Oz se referiu.

Mr. Oz teve um grande papel no crossover Superman: Reborn, onde foi revelado que o falso Clark Kent era na verdade Mr. Mxyzptlk que havia escapado de uma das prisões extradimensionais de Oz e provavelmente havia sido o primeiro ser capturado pelo misterioso personagem. Embora ele tenha aparecido em todo o Universo DC, parece que Mr. Oz se preocupa principalmente com o que acontece ao Superman, algo que acaba sendo uma grande pista sobre sua potencial identidade.

Eventos recentes ocorridos em Action Comics fizeram com que a identidade de Mr. Oz ficasse muito mais próxima de ser revelada, com a maior pista vindo diretamente do arco escrito por Dan Jurgens, Revenge. Quando Jon Kent assume o controle da armadura de batalha kryptoniana contra o General Zod e seu esquadrão anti-Superman, uma misteriosa voz o ensinou como controlar a armadura; alguém garantiu ao jovem Superboy conhecer bastante o funcionamento da armadura. A voz, consequentemente, é revelada como sendo de Mr. Oz, que ainda estava vigiando a família Kent e garantindo sua segurança. Em Action Comics #986, tivemos Mr. Oz confrontando Lex Luthor, repreendendo-o por não ser capaz de superar seus instintos mais básicos. Duas informações importantes foram reveladas aqui: a primeira referente a Mr. Oz ser mais inteligente que Lex Luthor e a segunda sendo sobre ele não ser um humano – ou se alguma vez foi, não é mais.

Então, até o momento, temos um observador super inteligente com uma conexão pessoal próxima à família Kent, e com um desejo de vê-la prosperar. Alguém que aparentemente possui certo nível de envolvimento no processo de aprendizado de Clark Kent ao se tornar o Superman e que não apenas possui conhecimento sobre tecnologia kryptoniana, mas também possui experiência em usá-la. Isso nos leva a acreditar que somente uma pessoa seria capaz de preencher todas esses requisitos: Jor-El.

Jor-El, mais conhecido por ser o cientista kryptoniano que previu a destruição de seu mundo e pai biológico do Superman. Após ter seus avisos ignorados, ele e sua esposa, Lara Lor-Van, decidem enviar seu único filho à Terra, onde ele poderia viver. Existem diversas formas de como Jor-El poderia ter sobrevivido a destruição de Krypyon: ele poderia ser um Jor-El de alguma outra realidade alternativa ou de alguma realidade proveniente de outra continuidade. Ele poderia ter construído um pod para si mesmo que o permitisse também escapar da explosão de Krypton. Ele poderia ter sido retirado da realidade pelo próprio Dr. Manhattan no momento da explosão – algo que foi insinuado nas artes das capas alternativas de histórias ainda por vir – e que agora estaria trabalhando para preparar seu filho para o inevitável confronto entre os dois azulões.

Existem alguns outros detalhes que servem como um balde de água fria nessa teoria que merecem ser mencionados. Um é que pequeno fato de Mr. Oz sempre se referiu ao Superman como Clark ao invés de Kal-El. Isso poderia ser simplesmente uma forma de manter os leitores especulando sobre a verdadeira identidade de Mr. Oz antes de que a DC Comics estivesse pronta para revelá-la, mas realmente aparenta ser estranho o pai biológico do Superman não usar seu nome kryptoniano, mesmo quando sozinho, ao se referir ao próprio filho. Em segundo lugar, a maior parte dos personagens capturados por Mr. Oz fazem sentido por serem consideráveis vilões do Superman, porém, a captura de Tim Drake é algo difícil de explicar e provavelmente será explicada na próxima edição de Detective Comics, que chega esse mês com o arco A Lonely Place of Dying. Arco que também revelará a identidade de um outro misterioso prisioneiro que Mr. Oz possui.

Não estamos tão longe da revelação da identidade de Mr. Oz, porém, após termos todas essas evidências, estamos confiantes de que Jor-El é o candidato mais provável a ser revelado como verdadeira identidade de Oz. O que isso significa para o Superman, ao Rebirth e ao futuro do Universo DC, é uma outra história, porém, com The Oz Effect, Dark Nights: Metal e Doomsday Clock, é óbvio que ainda existem diversas surpresas nos aguardando antes de chegarmos ao clímax da era Rebirth em 2018.

The Oz Effect se inicia em Action Comics #987, que tem data de lançamento marcada para 13 de setembro.

  • Eduardo Faria Guimarães

    Vou ficar muito decepcionado ser for realmente o pai do Superman,queria que fosse um personagem muito inesperado,vocês citaram Tim Drake como alguém que poderia descobrir os planos de Oz,mas o Questão também não seria um grande obstáculo?

    • Neo

      A Teoria Prime tava muito boa pra ser verdade kk.
      Vou colocar a leitura em dia. Quem sabe eu me agrado??

      • Eduardo Faria Guimarães

        Não consigo engolir essa história que o Oz capturou vários personagens ligados ao Superman e o Tim Drake por ser alguém que supere o Batman.

        Tem vários personagens que podem ter percebido que alguma coisa está errada.

      • Neo

        Pois é. Muito estranho!

    • O Homem do QI200

      Até onde eu sei, o Questão tá morto, bom foi o que me disseram

      • Eduardo Faria Guimarães

        O Questão original que eu saiba nunca apareceu,ele pode ser um dos prisoneiros do Oz.

      • O Homem do QI200

        ah sim, foi mal, como disse, o que sei sobre ele atualmente, veio de outras pessoas, não sei se está correto.

      • A.S.S

        Ele apareceu.. Só foi reformulado pela DC

      • Eduardo Faria Guimarães

        Aquele com certeza não é o Questão original.

  • Mrs. Wayne

    Eu não costumo ficar criticando e me iludindo sozinho com uma coisa que esta dentro da minha cabeça. Pq sou eu que quero e se nao for daquele jeito não presta. Não! Procuro sempre aproveitar o que tem de melhor. Uma historia sempre tem altos e baixos pra cada leitor. O negócio é você saber aproveitar, tirar proveito daquilo e respeitar o trampo do cara. É foda voce desvalorizar o trampo do cara porque algo nao saiu como voce quer.

  • O Homem do QI200

    Não era bem o personagem que estava esperando, mas mesmo assim, a atitude do Jor-El pra cima do Lex Luthor foi tão foda que comprei a ideia e quero saber como será o desfecho.

  • O Homem do QI200

    Poderia me dizer de qual edição é essa última imagem do Clark e do Oz?

    • Eduardo Faria Guimarães

      Creio que foi a última Actions & Comics.

      • O Homem do QI200

        Né não, já li a última lançada, acho que é #989

      • É a capa de Action Comics #989. Oficialmente, a DC lançou a imagem só com o Superman, mas o artista da capa publicou no Twitter a arte completa com o Jor-El/Oz.