Grande revelação do Rebirth traz Mr. Mxyzptlk de volta ao Universo DC

Um dos maiores mistérios do Rebirth foi respondido em Action Comics #975, segunda edição do crossover Superman: RebornMr. Mxyzptlk é a verdadeira identidade do Clark Kent doppelgänger, uma nova – e estranha – versão do tranquilo repórter Clark Kent que tem sido um mistério desde que apareceu no início do Rebirth.

Em Superman #18, um prisioneiro escapou da prisão de Mr. Oz. Dentro da cela do fugitivo sobraram vestígios nas paredes de que este prisioneiro estava esperando que o Superman o resgatasse.

Após isso, Jon Kent desapareceu depois que misteriosas chamas azuis envolveram-no; chamas que pareciam estar ligadas ao Clark Kent doppelgängerAction Comics #975 começam na sequência de Superman #18, com Clark e Lois indo para o apartamento do falso Clark em busca de seu filho. Lá, eles descobrem que este Clark não tem pertences e que sua cozinha é abastecida apenas com junk food e doces.

De repente, o falso Clark surge bastante irritado, afirmando que Superman o deixou “sozinho naquela cela”. E ele começa a mudar de forma baseado em diferentes vilões do Homem de Aço, tentando fazer com que Superman descubra quem ele realmente é. Finalmente, Superman e Lois descobrem e os leitores vêm pela primeira vez o duende da Quinta Dimensão na era Rebirth – o personagem foi visto pela última vez no run de Grant Morrison em Action Comics, durante Os Novos 52.

“Já que você não queria entrar no meu jogo, eu pensei que talvez o Super-Junior quisesse”, diz Mxy para explicar o motivo de ter sequestrado Jon, prometendo que o menino está em um lugar seguro. O vilão diz que por Superman ter se esquecido de Mxy, ele se certificará de que Superman também se esqueça de Jon. “Será como se ele nunca tivesse existido”. Superman fica zangado, mas Lois fica confusa ao não lembrar da existência de uma pessoa chamada “Jon”.

Action Comics #975 é uma edição especial com duas histórias. A primeira é a segunda parte de Superman: Reborn, escrita por Dan Jurgens com arte de Doug Mahnke. Já a edição backup, de Paul Dini e Ian Churchill, é um tie-in que se passa no lugar para onde Mxyzptlk levou Jon e conta para Superboy o motivo de estar tão zangado com Superman.

Mxyzptlk diz que há muito tempo ele se encaminhava para Metropolis para brincar com Superman quando foi capturado por uma armadilha transdimensional armada por Mr. Oz. Mxyzptlk então foi jogado na prisão de Oz, em um lugar que aparenta não existir no tempo e no espaço, o que anulou os poderes do ser da Quinta Dimensão.

“Sua internação aqui é precaução. Não é pelo que você fez, mas pelo que você pode fazer… Você personifica o caos na existência do Superman. Eventos relativos ao Homem de Aço estão acontecendo em um curso que só eu tenho definido. Não há espaço para desvios. Não deve ser permitido nenhum elemento aleatório que possa vir a descarrilar o que já foi posto em jogo”, diz Oz ao duende.

Não é a primeira vez que Oz indicou estar jogando com a vida de Superman. Até mesmo sua linguagem em Superman #32 – sua primeira aparição – indicou que ele havia ensinado o Superman d’Os Novos 52, e ele certamente tem observado sua vida de perto desde então. Às vezes até mesmo se intrometendo diretamente em diversas situações.

Mxyzptlk avisa que as pessoas o procurarão, e acredita fielmente que Superman iria buscá-lo. Mas Superman não veio, e muitos dias se passaram, com Mxyzptlk perdendo a noção do tempo. Mxyzptlk então revela que quando chegou à conclusão de que Superman não se importava, ele pronunciou “Kltpzyxm” – a palavra mágica que o força a voltar para a Quinta Dimensão. Contudo, dessa vez, a palavra mágica não o transportou para casa, mas lhe forneceu uma espécie de poder capaz de explodir as paredes de sua cela e transportá-lo para Metropolis. “Mas o monge encapuzado ainda estava na minha cola, ​​então eu corri”, disse ele.

Por fim, Mxy decide fazer um disfarce baseado no “cara que se recusou a ajudá-lo” – Clark Kent. E para torná-lo real o suficiente para passar desapercebido por todos – incluindo Oz -, ele lançou um feitiço sobre si mesmo e limpou sua mente o suficiente para esquecer quem ele era. Mas as lacunas que restaram em sua memória o levaram a investigar as coisas, e foi aí que a visão da família Kent trouxe tudo de volta.

As futuras solicitações indicam que Jon será resgatado, no entanto, a vida de Superman será drasticamente mudada ao final de Superman: Reborn.

Com Mxyzptlk no jogo, quase tudo pode acontecer. Ele já fez a existência de Jon na era Rebirth ser algo questionável. Ele poderia igualmente fazer as pessoas esquecerem que Clark Kent é Superman – já que antes do Rebirth sua identidade secreta era de conhecimento público.

Se Mxyzptlk ficou mesmo preso por um longo tempo, ele certamente poderia ser o personagem que foi mostrado aprisionado por Mr. Oz em Superman # 34 d’Os Novos 52. “Se eu deixar você sair, tenho certeza que você ofereceria uma opinião”. Muitos fãs acreditam que Oz poderia ser o personagem Ozymandias de Watchmen – que tem sido ligado às manipulações de tempo ocorrentes recentemente no Universo DC -, e uma grande parcela de leitores especularam que a pessoa atrás daquelas portas da prisão também estava conectada ao universo de Watchmen. Mas vendo agora, e se talvez fosse Mr. Mxyzptlk o tempo todo?

As solicitações também indicam que o Superman logo estará procurando a entidade que “tentou destruir sua vida” – presumivelmente Oz. Assim, com Mxyzptlk bem informado sobre Oz e consciente de que ele também está jogando com a vida de Superman, é plausível supor que Mxyzptlk contará sobre a existência de Oz e suas manipulações para o Superman. E uma vez que Superman já encontrou Mr. Oz – em DC Universe: Rebirth #1 -, é muito provável que será essa a resposta que Superman e seu núcleo de personagens estarão caçando em Superman: Reborn – Aftermath.