Explorando as 52 Terras do Multiverso DC

Desde o final da maxissérie semanal 52 (2006), a DC Comics vem apresentando seu Multiverso de forma gradual e definitiva para os leitores. Mesmo com bombas como Contagem Regressiva Para Crise Final (2008) e Vilania Eterna (2013), pudemos vislumbrar os mais fantásticos universos com as variações mais incríveis dos heróis da Editora das Lendas. O reboot d’Os Novos 52 mudou quase tudo, e com o advento de The Multiversity (2014) tivemos o mapeamento de – quase – todas as 52 Terras da DC Comics. E agora vamos explorá-las.

The Multiversity - Guidebook (2014-) 001-022

TERRA-0

Céus azuis. Exuberantes árvores. Colinas cor de âmbar. Oceanos que se estendem por milhares de milhas. Cidades movimentadas e cidades pacatas. Cultura e sociedade vibrantes. Tudo isso mantido em segurança por um esquadrão de super-heróis conhecido como Liga da Justiça.

Se você lê a DC Comics, então você conhece a Terra-0 muito bem. É a casa do Superman de Metropolis, do Batman de Gotham City, da Mulher-Maravilha da Ilha Paraíso. É o mundo em que Jonathan e Martha Kent resgataram e criaram um garotinho que aterrizou em uma nave de um planeta distante. Onde Bruce Wayne tragicamente perdeu seus pais quando criança. Onde Hal Jordan foi selecionado para se juntar à uma equipe de guerreiros esmeralda, Arthur Curry é o legítimo rei de Atlântida e Barry Allen teve a sua vida transformada por um fatídico raio.

Sejam seres extremamente poderosos ou apenas vigilantes que combatem o crime, todos os heróis da Liga da Justiça inspiram homens, mulheres e crianças todos os dias e colocam suas vidas em risco para proteger seu mundo. Atualmente, todos os jovens heróis da Terra-0 se encontram no auge de seus poderes. No entanto, o mesmo também pode ser dito para os super-vilões desse mundo.

TERRA 0

TERRA-1

Seja ocupando o primeiro lugar numa fila, ou conquistando o primeiro lugar numa competição, ou sendo o primeiro a andar na lua, o ser-humano sempre se esforçou para ser o número um. Está em nosso DNA.

Mas existe uma grande diferença entre querer algo e fazê-lo. Ser o primeiro é algo muito difícil de se conseguir com facilidade. Isso exige bravura para desbravar águas desconhecidas.

Para alguns heróis, a Terra-1 é o provérbio desconhecido do Multiverso. Superman, Batman, Mulher Maravilha e os Titãs são nomes conhecidos, mas eles não são realmente os veteranos com as histórias célebres que conhecemos.
Na recém-formada Terra-1, esses heróis estão apenas começando. Eles ainda não foram testados e estão propensos a fraquezas. Eles estão aprendendo sobre seu trabalho. Parece difícil, porém eles também têm um grande senso para proteger aqueles que não conseguem se proteger sozinhos. Como resultado, eles têm a coragem para surgirem como os primeiros heróis dessa Terra infante.

Será que eles vão conseguir? Seus futuros são folhas em branco, onde nada é certo. Mas lembre-se, ninguém disse que a primeira vez seria fácil.

Histórias recomendadas: Superman: Terra Um, Batman: Terra Um, Mulher-Maravilha: Terra Um, Jovens Titãs: Terra Um, Lanterna Verde: Terra Um.

TERRA 1

TERRA-2

Superman. Batman. Mulher Maravilha. Os três heróis mais poderosos e amados do mundo. Para as pessoas de todas as nações e culturas, estes três indivíduos notáveis inspiram esperança e perseverança, assegurando às pessoas que elas não têm o que temer, porque nenhum mal pode alcançá-las.

Imagine, então, o que aconteceria se os três se sacrificassem na mesma batalha.

Muitas pessoas perderiam a esperança, que daria lugar ao desespero. Mas Jay Garrick, Alan Scott, Kendra Saunders, Thomas Wayne, Val-Zod e muitos outros homens e mulheres da Terra-2 viram isso como um chamado, que fez surgir uma nova geração de heróis determinados a honrar o legado da Trindade. Não vai ser fácil. Nem sempre cobertos pela confiança do povo de seu mundo, esses novos heróis serão testados de todas as formas protegendo sua Terra das forças malignas de Apokolips. Com o destino da Terra-2 na linha, os heróis devem pôr de lado suas diferenças e se unir, buscando sucesso onde seus predecessores falharam, e libertando seu mundo das ameaças que buscam sua destruição.

Histórias recomendadas: Terra 2, Terra 2: Fim do Mundo, Convergência, Terra 2: Sociedade.

TERRA 2

TERRA-3

Desde pequenos nós somos ensinados sobre a diferença entre o bem e mal, e para a maioria, essas primeiras lições moldam nosso caráter e nossa visão de mundo. Então imagine o que poderia acontecer se a mensagem fosse invertida. Se nós ensinássemos para nossos filhos que o mal é o caminho a se seguir. Se professores e filósofos ensinassem “fazer nada de bom”. Se os líderes mundiais e os heróis do nosso planeta procurassem manter o caos e a corrupção ao invés da paz.

Nosso mundo seria totalmente diferente. Seria um pesadelo. Seria um lugar de morte e devastação. Seria a Terra-3.

Uma Terra de alinhamento completamente oposto à Terra-0 em todos os sentidos, onde o bem e o mal são invertidos. A ganância, a ambição e a conquista são recompensados, especialmente quando eles vêm à custa de outros. Heróis não têm lugar nesse mundo, e por isso a Terra-3 é um covil de vilões que buscam prolongar e fomentar seu modo de vida maligno: Ultraman, Superwoman, Coruja, Anel Energético, Relâmpago, Mestre dos Oceanos, AtômicaGrid e Morte Nuclear. Ou como eles são mais conhecidos, o Sindicato do Crime.

No entanto, em um mundo onde a destruição é celebrada, quanto tempo levará até que tudo seja destruído e até mesmo a própria existência seja exterminada? Para a Terra-3, esse dia finalmente chegou quando todo o mundo foi destruído pelo Anti-Monitor. Agora, os poucos sobreviventes do Sindicato do Crime permanecem presos na Terra-0. Isso poderia ser visto como licença poética, se a Terra-3 se preocupasse com poesia.

Histórias Recomendadas: Liga da Justiça: Terra 2, Crise Final: Superman ao Infinito, Vilania Eterna.

TERRA 3

TERRA-4

O mundo da Terra-4, à primeira vista, se parece muito com o nosso, com muitos dos mesmos problemas, muito da mesma história, e muitos dos mesmos ideais, com apenas uma única diferença. Seja em busca de justiça, emoções ou vingança, no final do Século XX um número notável de homens e mulheres sem poderes, exceto sua desenvoltura, inteligência e vários níveis de treinamento de combate, vestiram fantasias e foram às ruas, lutando para manter a paz e proteger os cidadãos cumpridores da lei. Impulsionados pela tecnologia do Besouro Azul, pela beleza perigosa da Sombra da Noite, pelo patriotismo do Pacificador, e pela violência do Questão, eles lutavam contra vilões usando pouco mais do que os seus punhos.

Então tudo mudou quando o capitão Allen Adam entrou em contato com um elemento instável conhecido como U-235, que o alterou para sempre, mudando sua aparência e dotando-o com poderosos sentidos quânticos capazes de mudar o próprio tecido da realidade. O primeiro e único super-ser do mundo havia nascido.

No entanto, ao invés de tornar os heróis humanos obsoletos, o recém-criado Capitão Átomo se tornou um poderoso aliado, se juntando a eles e formando a Pax Americana, um grupo de agentes de manutenção da paz e dos interesses de sua nação, mantendo a segurança dentro e fora das fronteiras do seu país.

Histórias Recomendadas: Crise Final: Superman ao Infinito, The Multiversity.

TERRA 4

TERRA-5

Com um mero sussurro do nome “SHAZAM!”, o som de um raio mágico é ouvido, ao caminho que ele corta o céu em rota de colisão com Billy Batson, transformando o garoto de olhos arregalados no mortal mais poderoso existente, o Capitão Marvel.

Terra-5, também conhecida como Mundo do Trovão, é o lar da Família Marvel. Sempre dispostos a ajudar, Capitão Marvel, Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel puxam a energia do Mago Shazam, residente da Pedra da Eternidade que flutua além do Mundo do Trovão. Com a ajuda dos Tenentes Marvel, os Marvels mantém seu mundo seguro da Sociedade dos Monstros, de alienígenas e de qualquer forasteiro que surja.

Há, no entanto, um perigo constante para o Mundo do Trovão: Doutor Sivana, um brilhante (porém louco) cientista que tem um único propósito de erradicar a magia e governar o Multiverso.

Com vilões como Sivana ameaçando o Multiverso, às vezes é fácil perder a beleza e o brilho. Porém não no Mundo do Trovão. A Terra-5 é um lugar onde se pode ver a influência positiva dos heróis no seu mundo. É um lugar mágico onde cada dia traz uma nova aventura cheia de ação.

Histórias Recomendadas: Crise Final: Superman ao Infinito, The Multiversity.

TERRA 5

TERRA-6

Apenas imagine se alguém completamente de fora do Multiverso fosse criar sua própria versão de alguns dos maiores heróis do Universo DC. Esse lugar seria a Terra-6. Aqui, Superman é um policial cósmico, um rejeitado do planeta Krypton. Lanterna Verde é um ser cujos poderes vêm da Árvore Yggdrasil. Mulher Maravilha é uma heroína poderosíssima que ganha seus poderes a partir de um amuleto inca. Essas diferenças gritantes tornam a Terra-6 única. Onde alguns lugares temem ideias novas ou diferentes, este mundo as abraça. A sua força reside na ideia de que, por vezes, uma nova perspectiva pode ser interessante. Esse conceito simples ajudou os heróis mais conhecidos dessa Terra a serem novos e desconhecidos, porém emocionantes.

Histórias Recomendadas: Imagine se Stan Lee Tivesse Criado o Universo DC.

TERRA 6

TERRA-7

Nesse mundo, a história da Terra-8 foi recriada com sutis diferenças. Mas a Terra-7 foi a primeira Terra a ser destruída pelas mãos do Gentry. Bilhões de pessoas e centenas de super-heróis pereceram, e o mundo se tornou uma sombra do que era antes. Onde havia inteligência e vivacidade, agora só há loucura e morte. As leis da física colapsaram, e a realidade da Terra-7 foi torcida e corrompida.

O único sobrevivente desse cataclismo foi Trovejante, um poderoso herói que foi salvo por Nix Uotan, o último dos Monitores, e enviado para a Casa dos Heróis para reunir ajuda para lutar contra os vorazes demônios da Aristocracia.

Histórias Recomendadas: The Multiversity.

TERRA 7

TERRA-8

Nesse mundo, grandes poderes trazem grandes responsabilidades, e os heróis geralmente pagam um preço alto por sua dedicação à justiça. A Terra-8 é o lar do Inseto, do Dublê-Mestre, do bestial Behemoth, de Hyperius e do Major Max. Algumas de suas equipes mais proeminentes são: a Família Futuro, os neo-humanos do G-Men, e os Retaliadores, que incluem Arqueiro Mortal, a Dama-Inseto, o Voador, Wundajin, o Cruzado Americano, o Dragão Vermelho e o Maquinário.

Histórias Recomendadas: The Multiversity.

TERRA 8

TERRA-9

Ao contrário de outros mundos do Multiverso, tudo na Terra-9 (também conhecida como Universo Tangente) foi influenciado por seus heróis e vilões superpoderosos. Sua geografia foi moldada por eles. Sua economia gira em torno deles. Sua política é influenciada por eles. Cada aspecto da vida nesse mundo passa por mãos super-humanas.

Há o ser de grande poder mental e grande inteligência conhecido como Superman. Uma velocista chamada Flash que pode se mover mais rápido que a velocidade da luz (que também é a sua fonte de alimentação). Uma Lanterna Verde que ressuscita os mortos e um anarquista amante da liberdade conhecido como Coringa. O espírito blindado de Batman, cuja eterna busca por justiça o deixou perdido no tempo. E o Átomo, o principal herói da Terra-9.

Histórias Recomendadas: Tangent Comics.

TERRA 9

TERRA-10

A história está cheia de homens sedentos pelo poder. Esses tiranos de mente pequena têm usado propaganda, intimidação, medo, tortura e guerra como meios para reinar sobre aqueles que consideram inferiores. Agressividade terrível. Motivações perturbadoras. Atrocidades de partir o coração. Com isso em mente, o que aconteceria se a máquina de guerra nazista de Hitler assumisse o controle do mundo livre? A Terra-10 é a resposta.

Quando o foguete que carregava um jovem Kal-L caiu na Checoslováquia, cientistas nazistas rapidamente fizeram engenharia-reversa na tecnologia kryptoniana para garantir a vitória da Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. Conforme os anos passaram, o conturbado Kal-L, agora conhecido como Overman, cresceu para liderar uma equipe composta de heróis do Reich em uma missão para defender os ideais nazistas. Conhecidos por Novos Reichmen, esses seres superpoderosos não exitam em executar a Blitzkrieg em nome do Führer.

Felizmente, ao longo da história, sempre surgem homens e mulheres dispostos a lutar contra a tirania de seus opressores. Na Terra-10 não é diferente. Liderado pelo Tio Sam, um grupo “terrorista” conhecido como Combatentes da Liberdade se opõe aos Novos Reichmen. Abastecidos pelas injustiças do passado e do presente, a missão dos Combatentes da Liberdade é uma das mais louváveis. Eles são a luz em um dos mundos mais sombrios do Multiverso.

Histórias Recomendadas: Crise Final: Superman ao Infinito, The Multiversity.

TERRA 10

TERRA-11

Os nomes que compõem a história desse mundo são familiares, e ao mesmo tempo, incrivelmente diferentes. Presidente Jackie Kennedy. Rei Victor da Inglaterra. Lord Gaga. Não é de se admirar que os seus heróis sigam a mesma premissa. Supermulher voa pelos céus enquanto Batwoman ronda as ruas escuras e a Aquawoman governa os mares. Expulso da Liga da Justiça, o Homem-Maravilha luta pela honra dos homens da Ilha Elysium. Na Terra-11, os gêneros podem ter mudado, mas a natureza dos heróis não. A Liga da Justiça ainda luta pelo bem, mas a liderança é de mulheres.

Diz-se que nesse mundo, as amazonas de Themiscyra nunca se esconderam, e ao invés disso, compartilharam seus conhecimentos com o mundo, influenciando o curso de sua história. Uma Terra matriarcal é boa? Mesmo que ela ainda tenha seus vilões, não há dúvidas que as melhorias que as mulheres trouxeram para esse mundo são tão grandiosas quanto o Multiverso.

Histórias Recomendadas: Superman/Batman#23-24, A Busca por Ray Palmer: Superwoman/Batwoman, The Multiversity.

TERRA 11

TERRA-12

Um dos maiores desejos do homem é o dom da clarividência. Infelizmente, nenhuma cartomante ou bola de cristal vai ajudar, mas sempre há a Terra-12. Vibrando numa frequência um pouco diferente das outras Terras do Multiverso, a Terra-12 está situada em uma linha temporal um pouco à frente da Terra-0.

Na Terra-12, o sucessor do Batman, Terry McGinnis, é um garoto de uma personalidade forte que foi moldada nas ruas de Neo-Gotham. Sob a orientação de um idoso Bruce Wayne, Terry se juntou a Lanterna Verde, Superman, Gavião Guerreiro, Aquagirl, Grande Barda, Micron e outros para formar a Liga da Justiça do Amanhã. Juntos, esse time, assim como a Liga da Justiça que os precedeu, enfrenta o mal que ameaça o mundo deles.

A Terra-12 serve como um lembrete de que os problemas e as deficiências talvez nunca possam ser resolvidos, e, muitas vezes, podem até mesmo piorar. No entanto, ela também pode ser um sinal de esperança, onde heróis sempre irão continuar em busca da verdade, da justiça e de um futuro melhor.

Histórias Recomendadas: Batman do Futuro.

TERRA 12

TERRA-13

Na Terra-13, o planeta Kamelot definha, quando Etrigan se torna o protetor desse mundo. Conhecido como Superdemônio, ele defende esta Terra de Merlin. Unindo-se a Hellblazer, Annataz, Garoto-Bruxo, Homem do Pântano, Destino, Retalho, Desafiador e Feiticeira, essa estranha facção conhecida como Liga da Justiça Sombria tem um único objetivo em comum: lutar contra as forças que ameaçam seu mundo.

Das 52 Terras que compõem o Multiverso, a Terra-13 é a única que orbita num estado perpétuo de crepúsculo mágico. A sua estranha combinação de heróis e história acrescenta ainda mais à sua singularidade. Mas não se engane, esse não é um lugar onde os seres simplesmente puxam um coelho de uma cartola e chamam isso de magia. Esse é um mundo onde o oculto sobrenatural é real. O véu de feitiçaria é tão espesso que você o respira no ar, fazendo seus sentidos formigarem com o aroma de bruxaria. Na Terra-13, a escuridão é a sua luz.

Histórias Recomendadas: The Multiversity.

TERRA 13

TERRA-14

Número um de sete mundos desconhecidos. Criado por uma confraria secreta de Magos Monitores para servir a um misterioso propósito ainda a ser revelado.

Nota: Multiplicy, arco do Rebirth da revista do Superman, apresentou a Terra-14 como sendo o lar da Liga da Justiça dos Assassinos, versão da Liga da Justiça onde os membros possuem armas que simulam os poderes dos heróis que já conhecemos. Apesar da breve introdução, não temos mais detalhes sobre essa Terra.

TERRA-15

A Terra-15 era um lugar diferente de qualquer outro. Esse mundo vivia uma utopia livre de problemas e questões que atormentam os outros mundos do Multiverso. No auge de suas vidas e de seus poderes, os heróis altamente evoluídos da Terra-15 preservavam a ordem e a paz para aqueles que viviam lá. Com a extinção do crime, os cidadãos da Terra-15 apreciavam o conforto e a segurança, sabendo que suas vidas perfeitas nesse planeta perfeito não corriam riscos. Este era um lugar onde, certamente, nada poderia dar errado, onde cada dia era mais maravilhoso que o outro.

Então aconteceu.

Sem avisar, o ser conhecido como Superboy-Prime surgiu para desequilibrar a Terra-15. Os heróis pacíficos tiveram poucas chances contra a força e a malícia que Superboy trouxe. Após derrotar todos os heróis, ele virou sua imensa raiva para os cidadãos, exterminando bilhões de vidas antes de destruir completamente o próprio planeta. O único artefato remanescente desse mundo perfeito é um fragmento poderosíssimo conhecido como Graal Cósmico. Seu paradeiro exato é desconhecido, uma vez que ele permanece escondido em algum lugar entre os muitos mundos do Multiverso.

Histórias Recomendadas: Contagem Regressiva para Crise Final.

 

 

TERRA 15

TERRA-16

Seja com super-poderes, habilidades com armas e artes marciais, ou com inteligência superior e desenvoltura, um super-herói luta pela paz universal. Eles se esforçam para proteger o povo de seu mundo e eliminar o mal onde quer que ele possa ser encontrado. Mas, e se um dia, eles realmente conseguirem? Como seria um mundo sem mais vilões para os heróis combaterem? Seria um mundo muito parecido com a Terra do Ego.

Oficialmente conhecida como Terra-16, este mundo já foi como muitos dos outros mundos do Multiverso. Superman, Batman, Mulher Maravilha e Lanterna Verde lutaram contra vilões como Lex Luthor e Coringa. A diferença é que a batalha terminou e os heróis ganharam, e quando seus filhos e protegidos cresceram e herdaram seus mantos heroicos, não havia mais ninguém para combater.

Com nenhum propósito unificador, heróis como Kyle Rayner, Wally West, Connor Hawke, Ray Palmer, Batman Damian Wayne e Superman Chris Kent passam seus dias reencenando batalhas do passado, vivendo uma vida mimada que é mais hedonista do que heroica. Outros formam ociosas super-equipes para aumentar o número de fãs, como é o caso d’Os Justos, uma dupla composta pela filha do Arqueiro Verde, Flecha, e por sua amiga telepática, Menta. Uma vez, esses “heróis” procuraram aventuras emocionantes no interesse de servir ao lado de seus companheiros. Agora, eles buscam uma cura para o tédio.

Histórias Recomendadas: The Multiversity.

TERRA 16

TERRA-17

A nossa história é constantemente marcada por ameaças de uma guerra nuclear. Com armas sendo aprimoradas infinitamente para serem ativadas ao apertar de um botão, a paz do mundo sempre sofreu entre um delicado equilíbrio de paz e devastação. Na Terra-17, o botão nuclear foi apertado em 1963, e nada mais foi igual desde então.

Cinquenta anos após o holocausto nuclear, Capitão Adam Strange e seus Cavaleiros Atômicos da Justiça lideraram um esforço para preservar o que restou de Novamérika. Em um planeta contaminado por radiação, onde monstros, mutações e ciência louca se tornaram comuns, esses aventureiros sabem o quão frágil é a situação da humanidade. Baseando-se em histórias de famosos conquistadores passados, esse bravo grupo de heróis busca o Graal Cósmico, a única arma que pode defender a Terra-17 de uma ameaça maior que uma guerra nuclear: Darkseid, o Destruidor.

Embora a estrada a frente seja completamente desconhecida, a busca pelo Graal mantém as pessoas desse mundo esperançosas.

Histórias Recomendadas: Cavaleiros Atômicos.

 

TERRA 17

TERRA-18

Esse não é o Oeste Selvagem que você conhece. Não. Com a chegada dos super-humanos, a Terra-18 se transformou em um tipo totalmente diferente de fronteira. Liderados pelo Superchefe (também conhecido como Saganowana), a Cavalaria da Justiça é formada por Bat-Lash, Madame .44, Arco-Forte, El Diablo, Cinnamon, os Gêmeos do Gatilho, Cabelo de Fogo, Tomahawkman, Johnny Trovoada e Pow-Pow Smith. Juntos eles juraram proteger um mundo onde o Senhor do Tempo congelou a tecnologia e cultura no final do Século XIX para criar tudo o que os humanos tomam como normal no Século XXI, incluindo uma internet por telégrafo e as viagens aéreas.

Histórias Recomendadas: Cavaleiros da Justiça.

TERRA 18

TERRA-19

Inovação. Novos estilos de arte sendo explorados. Profundos e emocionantes avanços na ciência estão sendo feitos, e o ar crepita com descobertas. Novas tecnologias elétricas foram introduzidas neste mundo, em meio à uma revolução industrial única e constante. É um lugar onde o intelecto e a cultura se combinam em discussões fervorosas, sob um pano de fundo elegante da Era pós-Vitoriana. Rei Edward governa este império, onde o passado se sente no futuro. Esta é a Terra-19.

A Terra-19 pode parecer que fica um século atrás dos outros mundos do Multiverso, mas isso não significa que seus cidadãos ficaram ultrapassados. Muito pelo contrário. Eles estão focados no progresso, e isso podem ser ajudados pela chegada dos super-humanos. Homem-Morcego, Homem Veloz, Mulher-Maravilha, Homem Encolhido e outros estão prontos para defender o modernismo e seus valores. Se existe uma Terra que esteja preparada para lidar com desafios incomuns e difíceis, essa Terra é a Terra-19.

Histórias Recomendadas: Batman 1889, Mulher Maravilha: Amazônia, Convergência: Shazam.

TERRA 19

TERRA-20

É o alvorecer de uma nova Era para os moradores da Terra-20. Com a grande e terrível Guerra Mundial tendo passado, os homens e mulheres desse planeta seguem esperançosos nessa nova fase de reconstrução e descoberta. Ciência, comércio e indústria estão a todo desenvolvimento, com grandes mentes levando suas nações à glória. Mas ainda assim existe o perigo, que inspirou um grupo de pessoas extraordinárias a unir-se para defender o seu mundo: a Sociedade dos Super-Heróis.

Em meio a um universo pulp de aventuras do passado, Doc Destino, Homem Imortal, Poderoso Átomo, Lanterna Verde Abin Sur, Lady Falcão Negro e as Falcões Negros viajam pelo globo enfrentando ameaças estranhas e poderosas.

Aventureiros e cientistas, todos esses heróis da Sociedade representam o melhor que a sua terra tem para oferecer, proporcionando um desafio formidável para aqueles que procuram fazer mal à sua casa.

Histórias Recomendadas: The Multiversity.

 

TERRA 20

TERRA-21

A Terra-21 era um mundo onde o governo Norte-Americano tratava os heróis com cautela. Líderes mundiais cediam à paranoia, tumultos tomavam as ruas e as relações internacionais se tornavam cada vez mais tensas. Os Estados Unidos estavam no auge da Guerra Fria com a União Soviética, e surgiam os movimentos pelos Direitos Civis. A nação e o planeta como um todo estavam sob imensa pressão e tensão. Então o presidente John F. Kennedy assumiu o cargo.

Na Terra-21, Kennedy não foi assassinado. Ao invés disso, seu otimismo contagiante levou sua nação a abraçar o futuro. Os cidadãos começaram a olhar para o alto mais vezes. Eles encontraram o seu sentimento de admiração.

E então, a Liga da Justiça da América foi formada para proteger o mundo e seus ideais. Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash e outros pioneiros e cientistas agora estão na vanguarda do progresso e da exploração da Terra-21, que inspira a todos nós.

Histórias Recomendadas: DC: A Nova Fronteira.

TERRA 21

TERRA-22

Certo ou errado. Bem ou mal. Qual caminho escolher e como agir são decisões que todos nós temos de enfrentar, e os seres super-poderosos não estão isentos disso. Mas essas decisões podem ter repercussões, e a Terra-22 se destaca como um exemplo do que pode dar errado quando a linha entre super-heróis e super-vilões não é respeitada.

Aqui, a segunda geração de super-humanos foi longe demais. Ele colocaram de lado seus códigos morais e éticos e começaram a usar de força letal para eliminar os malfeitores sempre que considerado necessário. Vendo os atos mortais promovidos pelos “heróis”, os habitantes da Terra-22 foram às ruas protestar contra esses métodos. Desanimado pela onde de violência da sociedade, e sofrendo de uma tragédia pessoal, Superman deixou seu cargo e exilou-se na Fortaleza da Solidão.

Toda ação vem com um preço. Magog e seu Batalhão da Justiça lançou um ataque contra um inimigo usando força excessiva, ataque esse que levou à destruição do Kansas. A tragédia chocou Superman, que saiu da aposentadoria e reuniu a Sociedade da Justiça da América para se mostrarem como um exemplo positivo para os heróis da Terra-22.

Histórias Recomendadas: Reino do Amanhã.

TERRA 22

TERRA-23

Quando Jorel e Lara do condenado planeta Krypton enviaram seu filho, Kalel, à Terra, eles não tinham ideia de que ele se tornaria o maior herói da Terra-23 e um dos maiores líderes políticos do mundo. Secretamente disfarçado como o Presidente Calvin Ellis, Kalel ajuda a manter a paz no mundo como Superman, num processo que inspirou uma geração de jovens super-heróis negros.

Núbia, a Mulher Maravilha. Guardião. Vixen. Lanterna Verde. Raio Negro. Senhor Milagre. Alguns desses heróis também podem ser encontrados na Terra-0, enquanto outros são reflexos de heróis familiares. No entanto, enquanto eles podem parecer e agir de forma diferente, os heróis da Terra-23 compartilham de uma semelhança única, que os diferenciam de muitos outros heróis do Multiverso. Sejam sozinhos ou como parte da Liga da Justiça, seus nomes inspiram esperança e um futuro melhor para os homens e mulheres da Terra-23.

Homens e mulheres como nós.

Histórias Recomendadas: Crise Final, Action Comics #9, The Multiversity.

TERRA 23

TERRA-24

Número dois de sete mundos desconhecidos. Criado por uma confraria secreta de Magos Monitores para servir a um misterioso propósito ainda a ser revelado.

TERRA-25

Número três de sete mundos desconhecidos. Criado por uma confraria secreta de Magos Monitores para servir a um misterioso propósito ainda a ser revelado.

TERRA-26

Imagine um mundo onde os animais poderiam falar, viver como seres humanos e ter super poderes. Você está imaginando a Terra-26, o lar do Capitão Cenoura e de seu incrível Bando Zoológico. Originalmente descoberto por Superman, os heróis desse mundo foram inspirados pelo Homem de Aço a lutar pela verdade e pela justiça.

Durante muitos anos pensou-se que essa Terra havia sido destruída em uma Crise, mas a incrível física deste mundo lhe permitiu retornar numa forma ainda melhor. Heróis como Porco de Ferro, Gata Kadabra, Poodle Ianque, Casco Veloz e Águia Americana combatem vilões e ameaças como o Salamandroid.

Capitão Cenoura e seu incrível Bando Zoológico uma vez uniram-se com os heróis da Terra-0 e de todo o Multiverso para derrotar o Monitor louco chamado Mandrakk. Com o tempo, seus poderes cresceram e sua cruzada contra o mal continuou.

Histórias Recomendadas: Capitão Cenoura, The Multiversity.

TERRA 26

TERRA-27

Número quatro de sete mundos desconhecidos. Criado por uma confraria secreta de Magos Monitores para servir a um misterioso propósito ainda a ser revelado.

TERRA-28

Número cinco de sete mundos desconhecidos. Criado por uma confraria secreta de Magos Monitores para servir a um misterioso propósito ainda a ser revelado.

TERRA-29

O Planeta quadrado Arret domina o Bizarroverso um continuum avariado, onde as leis da física foram danificadas. Superman Bizarro comanda a Liga da Injustiça da Inamérica em aventuras sem sentido, inexplicáveis e totalmente fúteis. O Bizarroverso é repleto de planetas próximos, como: Nnar, o lar de Adam Familiar; o superpopuloso Etram, local de nascimento do Delator de Marte; Raganaht, planeta natal do Gavião Negro bizarro, incapaz de voar; Ao, dos Bagunçadores do Univero; etc, etc…

Histórias Recomendadas: Grandes Astros Superman.

TERRA 29

TERRA-30

Horas e minutos. Parecem medidas de tempo insignificantes, mas elas podem fazer toda a diferença. Na Terra-30, a chegada de Kal-L na Terra foi adiada por poucas horas, e, ao invés de aterrizar nos campos do Kansas, o foguete caiu em uma fazenda coletiva na Ucrânia. Criado em solo Soviético, Kal-L se tornou um Superman Comunista.

A presença do Superman e de suas extraordinárias habilidades levaram a União Soviética a se tornar a maior potência do mundo. No entanto, os Estados Unidos não ficaram de braços cruzados. Os líderes americanos se esforçaram para colocar o país em pé de igualdade, e o gênio Lex Luthor se mostrou pronto para prestar assistência. Ele flexionou os músculos mentais e criou Bizarro, usando esse clone do Superman, juntamente com o Lanterna Verde, como super-armas americanas.

Luthor também contou com a ajuda do Batman. O herói encapuzado se tornou um problema para as autoridades russas quando ele abraçou seu papel de terrorista combatente da liberdade. O que começou como uma vingança pessoal contra um membro da força policial de Joseph Stalin se tornou algo maior, com Batman executando atos de insurgência contra o regime do Superman.

Mas isso faz parte do passado. Agora, após décadas de conflitos e de luta entre Rússia e Estados Unidos, os cidadãos da Terra-30 prosperam. Superman é dado como morto, e o mundo se desenvolve sob a liderança da família Luthor.

Histórias Recomendadas: Superman: Entre a Foice e o Martelo.

TERRA 30

TERRA-31

Imagine um mundo onde terra é praticamente inexistente. O oceano se estende por todo o horizonte, além do que os olhos podem ver, e o tempo é medido pela posição do sol e das estrelas.Tudo na vida acontece na água, ou acima da água. Essa é a Terra-31.

Os cidadãos dessa Terra perderam o controle sobre a indústria e a poluição. Eles não foram capazes de evitar o aquecimento global. Os desastres naturais causaram estragos; eventos tectônicos de nível constante e mega-tsunamis separaram a terra. Sobreviventes do cataclismo se viram em um mundo pós-apocalíptico coberto de água.

Embora eles tenham de enfrentar uma miríade de desafios para se manterem vivos, os moradores da Terra-31 não estão desprotegidos. Super-heróis navegam os Sete Mares fazendo o possível para manter a paz e acabar com a pirataria. Capitão Asas de Couro, Robin Lâmina Ruiva e a tripulação do Raposa Vermelha estendem sua bandeira e trazem segurança onde quer que o vento os leve.

Histórias Recomendadas: Batman: Leatherwing (Detective Comics Annual  #7).

TERRA 31

TERRA-32

O Multiverso abre as portas para um universo de possibilidades, e seu potencial está em plena exibição na fascinante Terra-32. Não é um mundo de relações opostas, como muitos são, mas sim um mundo de amálgamas. Aqui, poderes de heróis e histórias colidiram e se transformaram para criar uma força diferente e poderosa conhecida como Titãs da Justiça.

Bruce Wayne não é só o Batman, mas também é o escolhido pela Tropa dos Lanternas Verdes para ser o Lanterna Verde da Terra-32. Esse corajoso Morcego Verde usa suas habilidades de detetive e seu anel de poder para colocar medo nos corações dos bandidos. Ele luta contra o mal ao lado de seus companheiros dos Titãs da Justiça, com cada um representando uma combinação de dois familiares heróis: Flecha Negra, Gavião-Maravilha, Aquaflash e SupermarcianoEssa formidável lista de heróis mostra que a Terra-32 está bem protegida por campeões que todos gostam, mas que são diferentes de qualquer outro.

Histórias Recomendadas: Batman: In Darkest Knight.

TERRA 32

TERRA-33

Mudanças climáticas. Destruição ambiental. Superpopulação. Hostilidade cultural e religiosa. Proliferação nuclear. Rápida evolução de doenças. Desequilíbrio econômico. Corrupção empresarial. Os problemas que as pessoas da Terra-33 enfrentam são abundantes e graves. E o que torna isso mais terrível ainda é a completa inexistência de super-heróis nesse mundo.

Mas antes de rotular esse mundo como condenado, saiba disso: ao longo dos últimos dois mil anos, o povo da Terra-33 tem prosperado. O que falta no poder, eles compensam na imaginação e engenhosidade. Se eles foram privados da sorte de outros mundos, mundos que foram agraciados por benevolentes protetores alienígenas, velocistas fortuitos e poderosos conjuradores de magia, a Terra-33 foi feita para isso em sonhos.

Esses sonhos tomaram formas, mas a mais notável de todas pode ser o a forma de narrativa que chamamos de histórias em quadrinhos. Nelas, nós já sonhamos com super-homens que podem voar, bilionários que combatem o crime e guerreiras amazonas que carregam laços da verdade – heróis que formam todo um Multiverso de mundos. Então, quando o Multiverso está em perigo, a única coisa que faz sentido é sonharmos com mais um: Ultra Comics, um super heróis que existe na Terra-33, da única forma que ele pode, sob a forma que o próprio meio os fez nascer. Será Ultra Comics suficiente para impedir a queda do Multiverso? Só o tempo irá dizer. Mas é claro que as vidas de milhões de super-heróis em todo o Multiverso pode agora ser dependente do mais improvável dos salvadores. O único mundo no Multiverso sem eles.

Histórias Recomendadas: The Multiversity.

TERRA 33

TERRA-34

O brilho de alguns lugares do Multiverso é muito deslumbrante para se ignorado, e Cosmoville, da Terra-34, é um desses lugares. Na superfície, a cidade se parece como qualquer outra, mas é só reparar atentamente que você percebe que é um ambiente rico e vibrante por conta dos muitos super-heróis que residem lá. Estes notáveis homens e mulheres vivem e trabalham dentro dessa metrópole urbana, e quando necessário, salvam o dia dos muitos vilões que também vivem lá.

Um grupo em particular se destaca entre os super-cidadãos de Cosmoville: a Brigada da Luz. A equipe é liderada por Salvador, o valente e último sobrevivente da antiga super-civilização de Mu. Salvador foi enviado para o futuro, a fim de escapar da mesma desgraça que assolou seu povo, e fundou a Brigada da Luz para manter o seu lar recém-adotado seguro. Naturalmente, o fato dele estar praticamente cercado de super-heróis lhe permitiu reunir os melhores e mais versáteis heróis. Herculina, Radical, Companheiro, Fórmula-1, Homem-Fantasma, Mestre-Palhaço, Gracinha, Ferrão e muitos outros fazem Cosmoville emocionar e deixar seus cidadãos orgulhosos.

Histórias Recomendadas: Astro City.

TERRA 34

TERRA-35

O Supremo é o maior herói da Terra-35, um impressionante “pseudoverso” (ou universo artificial) construído por “mineradores de ideias” dos monitores, que operam em estações de colheita no “espaço-conceito” da Terra-35. O Supremo é um orgulhoso integrante dos Superamericanos, ao lado de heróis como o Policial das Estrelas, Homem-Mercúrio, Senhorita X, Homem-Morfo, Majestade – Rainha de Vênus, Olimpiano e o Coruja.

A Terra-35 é uma Terra análoga aos personagens criados por Rob Liefeld para a Awesome Comics, e que teve uma notável fase escrita por Alan Moore, que em seu run na revista Supreme introduziu a ideia de “espaço- conceito”.

Histórias Recomendadas: Supreme.

TERRA 35

TERRA-36

Um herói, independente do nome que tenha, ainda é um herói. Aqui na Terra-36, os heróis assumiram nomes e identidades mais familiares possíveis e travaram uma batalha interminável por justiça. Velocista Vermelho é o homem mais rápido vivo. Lanterna respondeu bravamente à chamada de um alien para se juntar à uma corporação que protege o seu setor da galáxia. Cavaleiro de Ferro, Mulher Guerreira, Cyberion, Tritão, Pássaro da Noite e Arco. Estes heróis e muitos outros heróis se uniram para formar a Justiça 9.

O principal herói desse mundo foi Optiman, um estranho visitante de outro planeta. Mesmo com seus poderes e habilidades avançadas, ele não sobreviveu à ameaça multiversal conhecida como Superapocalipse. Satisfeito por sua vitória, o monstro deixou para trás esse universo em busca de novas presas, e o que restou da Justiça 9 se esforçou para colocar o seu mundo de volta nos eixos.

Os heróis da Terra-36 são baseados em análogos da Liga da Justiça da Terra-0 criados por Jonathan Hickman para seu run em Os Novos Retaliadores, da Major Comics.

Histórias Recomendadas: The Multiversity.

TERRA 36

TERRA-37

A tecnologia se desenvolve aos trancos e barrancos. Períodos de baixa teorização e experimentação são frequentemente seguidos por rajadas concentradas de avanços. Isso dá tempo para a humanidade se ajustar aos mais recentes avanços. Mas é possível que a tecnologia possa progredir em um ritmo acelerado, como aconteceu na Terra-37. Para melhor ou para pior.

O momento da descoberta impulsionou este mundo através da segunda metade do Século XX. No espaço de apenas três décadas, os habitantes da Terra-37 saíram da terra firme para as estrelas, onde vivem em colônias subterrâneas em Marte. Heróis como Léo Futuro, Caçador 2015 e os Rangers Espaciais guiam o caminho para a colonização interestelar.

Mas apesar dessa lista de incríveis realizações, a Terra-37 não é um lar para idealistas. Este é um lugar de heróis imprudentes que contornam a lei e seguem seus próprios códigos. Campeões aqui não lutam com esperança em seus corações, mas com cinismo em suas almas.

Histórias Recomendadas: Batman: Thrillkiller.

TERRA 37

TERRA-38

Os cidadãos de Gotham e Metropolis sempre aprenderam a confiar em Batman e Superman, independente dos vilões que surjiam para ameaçar a paz e a prosperidade. Eles são uma constante. Eles são eternos.

Mas na Terra-38, o tempo se move incessantemente para a frente, seja você humano ou super-humano. Neste mundo, Superman apareceu pela primeira vez ao público em 1938, e Batman, um ano mais tarde, em 1939. A partir desse momento, Clark Kent e Bruce Wayne começaram a envelhecer normalmente, deixando os seus legados para seus filhos, filhas e netos.

Os cidadãos modernos da Terra-38 estão familiarizados com toda a dinastia de heróis. Isso inclui Kara Kent, a filha de Clark Kent e Lois Lane, que viria a desenvolver seus próprios poderes e lutar contra a injustiça como Supergirl. O título de Batman passou para o Robin original, Dick Grayson, e finalmente foi dado para o filho de Bruce Wayne, Bruce Wayne, Jr. Mesmo mais tarde, Clark Wayne, neto de Superman e Batman, desenvolve uma identidade de super-herói: Knightwing.

Todos esses heróis e muitos outros (incluindo os descendentes de outros membros da Liga da Justiça) continuam a lutar contra o mal através das gerações, embora haja um inimigo determinado que nenhum deles é capaz de se opor: o próprio tempo.

Histórias Recomendadas: Gerações.

TERRA 38

TERRA-39

A Terra-39 tem problemas como qualquer outra Terra, mas este mundo não pode contar com a Tropa dos Lanternas Verdes sempre que seus cidadãos se encontrarem diante de uma ameaça existencial. Ao invés disso, eles confiam nos Agentes da P.R.O.D.I.G.I.O.

Trabalhando secretamente para a ONU, os Agentes da P.R.O.D.I.G.I.O (Agents of W.O.N.D.E.R., um acrônimo para World Organization of National Defense and Emergency Reserves, no original) eram como qualquer outra equipe de elite moralmente questionável. Até que descobriram os projetos tecnológicos do brilhante inventor Feliz DaVinci. Ciclo-Armadura, Circuito Acelerador, Câmara Fantasma, Asa de Luz, Criptotraje: uma variedade estonteante de de trajes e armas.

Utilizando os apetrechos de DaVinci que concedem habilidades como invulnerabilidade, super-velocidade, habilidade psíquica e aérea, os agentes assumiram novas identidades como Ciclotron, Doutor Nemo, Corvus, Acelerador e Psi-Man.

Mas seus incríveis novos poderes têm um preço perigoso. O uso prolongado dessas inovações milagrosas podem viciar, com o potencial de colapsar o usurário e seu senso de percepção, arruinando sua vida. Um indicador surpreendentemente caro do custo da justiça nesse mundo.

A Terra-39 é baseada nos T.H.U.N.D.E.R. Agents, uma equipe de super-heróis criada pela Tower Comics nos anos 1960.

Histórias Recomendadas: T.H.U.N.D.E.R. Agents.

TERRA 39

TERRA-40

Para cada dia, há uma noite. Para cada verão, um inverno. Cada nascimento, uma morte. Cada criação, destruição. Para cada tempo de paz, há uma época de guerra. Para a maioria das coisas boas da vida, há um oposto obscuro. E assim também é com a Terra-40.

Um universo binário dentro do Multiverso. A maligna Terra-40 vibra em harmonia com sua homóloga muito mais pacífica, a Terra-20. São os vilões que reinam na Terra-40, que se uniram para formar a impiedosa Sociedade dos Supercriminosos. O imortal sociopata Vandal Savage, o macabro Doc Fausto, a letal e impiedosa Lady Shiva, o brutal e brilhante Arrasa-Quarteirão, e o aterrorizante Conde Sinestro. Juntos, eles matam, conquistam e pilham qualquer coisa que se interessem, e não deixam nada em seu caminho.

Esperança, fé e alegria estão em falta. Este é um mundo de desespero, tristeza e medo, onde as qualidades mais sombrias da humanidade são recompensadas. Na Terra-40, só os fortes sobrevivem, só os implacáveis prosperam.

Histórias Recomendadas: The Multiversity.

TERRA 40

TERRA-41

Um mundo sombrio e muitas vezes violento. As nações e as comunidades da Terra-41 variam muito, e em grande parte, são independentes umas das outras, se unindo apenas em raros momentos de grande perigo. E muito do mesmo pode ser dito sobre seus heróis, que são todos diferentes em filosofia e interesses. De que outra forma então explicar a coexistência do sombrio Esporo com o pacificador Dinotira? Junto com o Esquadrão Nimrod, o Espancador Noturno, o Escorpião e o Sepulcro, eles protegem seu povo e seu planeta de ameaças que são tão variadas quanto eles, ocupando um campo eclético do Multiverso.

A Terra-41 é uma terra análoga à personagens clássicos da Image Comics, como Spawn e Savage Dragon.

Histórias Recomendadas: Clássicos da Image Comics.

TERRA 41

TERRA-42

Você não pode julgar um herói por seu tamanho, e nós não estamos falando apenas do Eléktron. Nesse mundo, a física assumiu uma nova dimensão, e essa dimensão é no diminutivo, para dizer o mínimo. Este é o mundo das pequenas duplicatas exatas de todos os campeões e vilões que conhecemos.

Pouco se sabe sobre essa Terra, e menos ainda sobre seus habitantes e os perigos que os circundam. Suas vidas heroicas podem ser consideradas encantadoras, já que eles nunca tiveram que lidar com a morte. Isso é, até o dia em que seu Superman encontrou um destino horrível nas mãos de um horror de outro mundo.

Para além desse pesadelo, os cidadãos da Terra-42 continuam a viver suas vidas aliviados. Eles brincam como crianças em um mundo de imaginação e admiração. Mas quando chamados para fazer sua parte para salvar o Multiverso, a certeza é de que todos eles vão responder a esse chamado como os verdadeiros heróis que são.

Histórias Recomendadas: Batman: Pequena Gotham, The Multiversity.

TERRA 42

TERRA-43

No sombrio mundo da Terra-43, monstros quase invencíveis vivem na noite, impulsionados por uma insaciável sede de sangue, à procura de novas vítimas.

Batman foi o primeiro a cair. Vítima da maldição do vampiro, ele entrou em contato com poderes demoníacos a fim de lutar contra o próprio Drácula, que ameaçava Gotham. Após Bruce Wayne sucumbir totalmente à maldição, o mundo mergulhou num surto sanguessuga de larga escala, com os seus maiores heróis sucumbindo ao flagelo.

A outrora nobre Liga da Justiça se transformou na Liga Sangrenta, perdendo todos os traços de sua humanidade. A Liga possui variações vampíricas irreconhecíveis de todos os heróis, como Batman, Ultraman e Lanterna Verde. Eles são poderosos e infinitamente sedentos por sangue. A única esperança para quem optou fazê-los de alvo é expor o Vampiro Lanterna Verde à luz amarela do sol, ou fazer Vampiro Ultraman entrar em contato com a luz solar de um sol vermelho.

Tão gananciosa por corpos frescos é a Liga Sangrenta que eles empreenderam uma campanha ao planeta Rann, lar adotivo do herói interplanetário Adam Strange. A descoberta de universos alternativos, repletos de potenciais vítimas, certamente atrairá a atenção da Liga, que é uma das maiores ameças ao Multiverso.

Histórias Recomendadas: Batman & Drácula: Chuva Rubra, Batman & Drácula: Tempestade de Sangue, Batman & Drácula: Bruma Escarlate.

TERRA 43

TERRA-44

Embora a Terra-44 tenha enfrentado graves ameaças, ela não foi agraciada com super-heróis nativos. As pessoas dessa Terra se sentiam vulneráveis, o que é uma tentação irresistível para as forças malignas. E então o solitário e bipolar Dr. Will Tornado aconteceu. Tornado concentrou seus esforços em engenharia para criar seus super-heróis a partir do zero, baseados em histórias em quadrinhos que ele lia quando criança. O resultado foi uma poderosíssima Liga de Metal, formada somente por robôs. E como os Homens Metálicos de outros mundos, cada herói é forjado de um mineral diferente, o que garante poderes únicos para cada um dos heróis.

Superman, feito de ouro, é o líder da equipe. O Batman da Terra-44 é um Cavaleiro das Trevas robótico feito de ferro. Mulher Maravilha é feita de platina, enquanto o Flash, de mercúrio. Tornado apropriadamente escolheu o Metal Enésimo para compor o Gavião Negro. Homem Elástico é composto de estanho, o que lhe deixa maleável; e o Arqueiro Verde, de chumbo. Juntos, eles mantém as pessoas de seu mundo seguras, num brilhante exemplo de justiça, heroísmo e trabalho em equipe.

Histórias Recomendadas: Crise Final.

TERRA 44

TERRA-45

Tenha cuidado com o que você deseja. Qualquer um que duvida da verdade por trás desse ditado deveria prestar atenção na Terra-45. Durante uma viagem ao distante Tibet com os amigos Lois Lane e Jimmy Olsen, Clark Kent desenvolveu uma ideia para uma máquina que poderia trazer à vida qualquer coisa que o usuário pudesse imaginar. O problema era que a única maneira de realizar esse projeto numa grande escala era com o financiamento da gananciosa empresa Overcorp, que usou a máquina para para criar a entidade do mal conhecida como Superapocalipse.

Superapocalipse começou a causar estragos em todo o Multiverso, e seu ataque de fúria mais violento resultou nas mortes do Superman da Terra-42 e no Optiman da Terra-23. Felizmente, a grande fera monstruosa encontrou seu fim pelas mãos dos Supermen da Terra-0 e da Terra-23. No entanto, a criação do Superapocalipse foi devastadora para a Terra-45, que sucumbiu ao controle da fascista Overcorp.

Histórias Recomendadas: Action Comics (Novos 52).

TERRA 45

TERRA-46

Número seis de sete mundos desconhecidos. O segundo mundo mais misterioso das sete terras desconhecidas.

TERRA-47

Na Terra-47, a cena psicodélica, o flower power dos anos 1960 vive para sempre. E mesmo que o jovem Prez Rickard supervisione uma nação dedicada, ainda há a necessidade de super-heróis fortes e resistentes.

Aqui nessa Terra, o Sindicato do Amor do Mundonírico conduz uma batalha a favor da cultura afro que é representada pelo Sunshine Superman. Suas fileiras incluem também o justiceiro conhecido como Estrela Cadente, o colorido Lanterna Mágica e a astuta Velouquinha. Além disso, eles são assistidos por um manequim de alfaiate que ganhou vida conhecido como Irmão Poder, o Esquisito. O maior barato.

Histórias Recomendadas: Homem Animal, Crise Final.

TERRA 47

TERRA-48

Imagine um mundo onde todo mundo seja um super-herói, onde cada casa seja um esconderijo secreto ou uma Fortaleza da Solidão, onde tudo (plantas, animais, pessoas) tenha uma épica história pregressa. O mundo que você está imaginando é a Terra-48, também conhecida como Mundo-Guerra.

É a Terra dos Batedores – uma raça de superseres criados para serem usados como protetores definitivos do Multiverso. A evolução acelerada do lugar resultou em superárvores, supercães, super-ratos, superbactérias, superarmas, supercomida e superprogramas de TV. Toda história aqui é um crossover épico, cada evento é o evento.

A Terra-48 foi convertida por aliens benevolentes em uma fábrica, criada para produzir uma raça de guerreiros do Quinto Mundo para lutar contra Darkseid no conflito eterno. A família real do Mundo-Guerra inclui Lady Quark, Lord Quark, Liana, Irmão-Olhos, Macaco Antártico, Cão-Perigo, Kid Perverso e bilhões de outros.

Histórias Recomendadas: Crise nas Infinitas Terras, Contagem Regressiva para Crise Final.

TERRA 48

TERRA-49

Número sete de sete mundos desconhecidos. O mundo mais misterioso das sete terras desconhecidas.

TERRA-50

Um acontecimento trágico mudou para sempre o curso da história da Terra-50: o presidente Lex Luthor, pública e pessoalmente, executou o Flash. Superman, atormentado pelo ato de Luthor, tomou uma ação violenta e usou sua visão de calor para matar o seu inimigo de longa data.

Esse incidente levou o Homem de Aço a concluir que a única maneira de proteger o seu mundo dos super-vilões é eliminando-os usando meios violentos, se necessário. Ele reformulou a Liga da Justiça como os Lordes da Justiça, determinados a preservar a paz na Terra, instituindo lei marcial permanente, justificando suas ações brutais como uma necessidade temporária para salvar o planeta.

Ao longo do tempo, a Terra-50 entrou em um estado policial fascista, governado pelos tirânicos super-poderosos Lordes. A Torre de Vigilância se tornou um artifício para reprimir a liberdade de expressão e o pensamento individual.

Apenas um membro da Liga da Justiça não concorda com os métodos dos Lordes: Batman. Operando em sigilo de sua caverna, o Cavaleiro das Trevas segue seu próprio código pessoal, formado o coração da única oposição significativa aos planos totalitários de dominação mundial do Superman.

Histórias Recomendadas: Liga da Justiça (série animada), episódio Um Mundo Melhor partes I e II.

TERRA 50

TERRA-51

Uma Terra frágil que luta pela sua própria sobrevivência. Depois de um desconhecido “Grande Desastre” que transformou o planeta em um cemitério, poucos humanos sobreviventes se esforçaram para construir um novo lar para si próprios em um mundo recém-selvagem. Um deles foi Kamadi, conhecido como o Último Menino da Terra. Kamadi vive uma dura vida de aventura e exploração. Uma perigosa existência para um garoto, mas, felizmente, ele não tem que enfrentá-la sozinho.

Kamadi é acompanhado por Príncipe Tuftan dos Homens-Tigre, um dos muitos animais humanoides inteligentes criados a partir das maquinações de Darkseid. Tuftan viaja com Kamandi, guiando-o. Eles também são acompanhados por Ben Boxer, um astronauta que está conectado à rede de vigilância do satélite Irmão-Olho, o que lhe permite se tornar o poderoso biOMAC em poucos segundos.

Embora Kamandi e seus companheiros não saibam, eles vivem e reconstroem sua civilização sob o atento olhar dos Novos Deuses. Como os antigos deuses gregos do Olimpo, os Novos Deuses só podem influenciar indiretamente o destino que Kamandi e que seu mundo renascido irão tomar. Suas fieiras incluem Pai Celestial, líder dos Novos Deuses; Magtron, que aproveita a energia da luz para obter seu poder; Avia, rainha dos Novos Deuses; Fastbak, que viaja em super-velocidade; Grande Barda, guerreira e mestra de armas; e o marido de Grande Barda, Scott Free, o Senhor Milagre, um imortal abençoado com super-força e agilidade.

A Terra-51, editorialmente falando, é conhecida como Terra Kirby, porque foi criada para abrigar as criações do mestre Jack Kirby.

Histórias Recomendadas: Crise Final, The Multiversity.

TERRA 51

 

  • Pingback: A história do Multiverso DCGloriosa DC | Gloriosa DC()

  • Murilo Fernando

    Só posso dizer: OBRIGADO, GRANT MORRISON!

  • Juliana Correr Vargas

    Faltou explicar/mostrar, algumas terras, mas muito obrigado, texto excelente e já está compartilhado 😉

    • Olá, Juliana! Se você se refere às 7 terras faltando (14, 24, 25, 27, 28, 46 e 49), elas realmente não existem. Foram deixadas em aberto para serem exploradas no futuro.

  • Jonah Hex

    Eles excluíram a terra das histórias do Miller pro Batman, com TDKR? (que de acordo com a DC Wiki, era a Terra-31)

    • Isso mesmo. A Terra do Miller, no presente momento, é considerada um futuro alternativo da Terra-0.

      • Jonah Hex

        Vlw 😉

  • Juliana Correr Vargas

    1° – Qual a diferença da terra 0 pra terra 1? A terra 1 é onde se passa por exemplo a animação Liga da Justiça: Guerra? Se sim então a diferença da terra 0 pra terra 1 é o tempo de ação dos heróis?

    2° – Agora com o Rebirth, continuam as 52 terras?

    • A Terra-0 é a Terra “oficial”, onde se passam a maioria das histórias, e os heróis já estão há um relativo tempo atuando. Na Terra-1, eles estão apenas começando, e nem chegaram a se conhecer (pelo menos a Trindade).

      Durante Rebirth, continuam as 52 Terras. Rebirth não vai mudar nada em relação a cronologia ou ao Multiverso.

    • As animações não são consideradas no multiverso DC. No maximo o universo Animated, que é a Terra 50

  • Lucas Carvalho

    Esse “Crise Final: Superman ao Infinito”, tá no encadernado de luxo da Crise Final?

  • Theo Santos

    Os novos 52 se passam em qual das terras ?

    • Na Terra-0. Quando não especificam em qual Terra a história se passa, fica subentendido que é na Terra-0.

      • Theo Santos

        Ok, mt obrigado pela resposta

  • Juliana Correr Vargas

    Mais uma duvida qual era aquela terra que acabou por culpa da doença do Karate Kid em Crise Final?Ta valendo aquilo?

    • Era a antiga Terra-51. Tecnicamente, a ideia de que aconteceu um apocalipse na Terra-51 continua valendo, ele só não aconteceu da forma que foi mostrada anteriormente.

  • Leonardo Roberto

    No final da Convergência é mostrado que as Terras sempre existiram, só que tiveram a história reescrita em Ponto de Ignição e “evoluíram”, certo? Seria possível o crossover LJA/Vingadores ter acontecido com a versão anterior da Terra 8, a contraparte da Marvel? Hmm…

    • É uma boa hipótese, mas acredito que a DC hoje não queira mais fazer nenhuma referência à esses crossovers, principalmente depois que a Major começou com a ideia de rasgar capas de histórias da DC.

  • Robert Bruce Banner

    Dessas terras é possivel dizer a mais realista ? tipo o universo ultimate para a marvel. para mim a terra 6 ocuparia esse lugar.

    • Bruno

      Terra 1 tem uma pegada mais realista, principalmente “batman: terra 1”

    • A Terra 7 é uma versao do universo ultimate, enquanto a Terra 8 é uma versão do universo Marvel tradicional.

  • Remy

    Meu amigo, primeiramente muito obrigado por toda essa informação, mas as perguntas são inevitáveis. Duas apenas:

    1 – Onde se enquadra (em que terra) os Watchmen?

    2 – Onde também se enquadraria a versão da Liga apresentada na animação DEUSES E MONSTROS, em que o Superman é o filho do General Zod?

    Destrinchei toda a postagem e senti falta dessas duas versões.
    Quanto aos Watchmen, eu acredito que irão explicar a existência deles nos próximas HQs do Rebirth.
    Quanto a versão do Superman filho do General Zod, não sei como mas vão acabar explicando de alguma forma. O que vc acha?
    Poderiam começar a criar terras negativas para encaixá-los. É só uma teoria.

    • Watchmen nunca foi mapeado como uma Terra do Multiverso DC para evitar que os personagens de Watchmen se relacionassem com os demais personagens do Universo DC. Agora com o Rebirth isso foi abolido, então futuramente talvez tenhamos uma resposta.

      Algumas Terras acabaram não entrando no Multiverso, como o de Liga da Justiça: Deuses e Monstros, Injustice, DC Comics Bombshells e muitos outros – principalmente universos da época do selo Elseworlds e o próprio DCEU. A resposta mais prática pra esse tipo de questão é que esses universos não fazem parte do Multiverso oficial, e talvez nunca se relacionem com as principais histórias em quadrinhos.

      Todavia, 7 Terras ainda não foram mapeadas, então existe a oportunidade de alguns Universos serem acrescentados no futuro. Especulamos mais sobre isso aqui nesse artigo: http://gloriosadc.com/as-terras-desconhecidas-do-multiverso-dc/

      • Remy

        Muito obrigado mais uma vez, já dei uma olhada rápida no link que vc adicionou e vou ler por completo agora. Depois, comento por lá.
        Vlw mesmo.

  • Tenho algumas perguntas:
    1-Novos 52 significa que um novo Multiverso (feito pelo Dr. Manhattham) de 52 Terras foi feito?
    2- O Dr.Oz é realmente o Ozymaniadas no UDC Rebirth?
    3- Qual era a função da Pandora nos Novos 52?

    • Até o momento não existe nenhuma prova de que o Dr. Manhattan interferiu no Multiverso. Tecnicamente, o Multiverso sempre existiu e cada Terra evoluiu a partir de Flashpoint, mas nenhum indício foi dado de que o Manhattan agiu em outras Terras.

      Nada sobre o Mr. Oz foi revelado, tudo o que temos são teorias. Muitas teorias indicam que o Oz é o Ozymandias, mas algumas outras indicam que ele é apenas um novo personagem baseado no Ozymandias. Não podemos afirmar nada por enquanto.

      Durante Os Novos 52 a Pandora tinha uma função secreta que seria respondida com o tempo, como um grande mistério. Eles ignoraram esse mistério e mataram a personagem, então a função dela, provavelmente, nunca será esclarecida.

  • Josué Rolin

    O Universo DC sempre me deixa boquiaberto, uma pena que eles não conseguem reproduzir essa riqueza nas telas de cinema.

  • Tolksvin

    Excelente post! Mas em qual terra está o universo Wildstorm? Li que era a Terra-50, mas parece que essa informação está desatualizada, já que essa terra é o lar dos Lordes da Justiça. Onde estão os personagens do Wildstorm então?

    • O Universo Wildstorm era a Terra-50 pré-Flashpoint. Com Flashpoint, a maioria dos elementos da Wildstorm foram incorporados à Terra-0, assim como alguns elementos da Vertigo. Hoje, o Universo Wildstorm que aparece em The Wild Storm não está catalogado como uma das Terras do Multiverso DC, assim como várias outras Terras, como do Universo de Injustice e DC Comics Bombshells.

  • Tolksvin

    Excelente post! Mas em qual terra está o universo Wildstorm? Li que era a Terra-50, mas parece que essa informação está desatualizada, já que essa terra é o lar dos Lordes da Justiça. Onde estão os personagens do Wildstorm então?

  • Joao Carlos

    Uma pergunta oque aconteceu com a Terra prime? a do super boy prime( o loucão)

    • Foi destruída durante Crise nas Infinitas Terras.

      • Joao Carlos

        Eu achei que sei la ele teria voltado, eles reformularam o multiverso dc certo? então achei que ela podia ter voltado.