Estaria o Batman prestes a encarar outra morte na família?

O Batman não tem um bom histórico com seus sidekicks. De todos os cinco Robins da atual cronologia, apenas um não morreu  – ou se fingiu de morto – para voltar depois. Apenas Tim Drake tem escapado das garras frias da morte, mas parece que isso poderá mudar em breve – ou ao menos é o que a DC quer que pensemos.

Nesta semana, a DC literalmente cortou Tim Drake da Bat-família, prometendo “uma mudança que você jamais esperou” nos bat-títulos. Uma edição na capa feita por Eddy Barrows para a vindoura Detective Comics #940 removeu Tim Drake imagem. Entretanto, todos sabemos que as capas mudam o tempo todo por uma série de razões, mas remover um personagem específico é totalmente diferente de solicitar uma nova capa principal ou variante. E a Bat-família não parece muito feliz.

Detective Comics #940 - Comparação

Para aumentar o mistério, a sinopse dessa edição diz: “Esse épico será concluído com uma batalha contra a Colônia que irá mudar para sempre o mundo do Batman – e de um jeito que você jamais esperaria! Vencendo ou sendo derrotados, eles já perderam…”.

Então o “mundo do Batman” mudará “para sempre”… De um jeito inesperado… Com uma grande perda.

“Ah, então o Tim vai mesmo morrer?” Não tão rápido…

A edição anterior, Detective Comics #939, nos dá outra possível teoria, quando Tim fala de seus planos de deixar Gotham e ir estudar na Universidade Ivy – dando um tempo em sua carreira de super-herói e se tornando um estudante em tempo integral.

Detective Comics #939.1

Sabe aquela piada em Máquina Mortífera sobre se aposentar e sempre entrar numa furada antes? Danny Glover ficaria orgulhoso se visse Tim Drake cercado por um exército de drones armados, com direito ao velho suspense clichê de uma possível próxima edição fatal.

Mas e se não for assim tão simples?

E se Tim foi removido da capa – e deixado de fora das já solicitadas capas das futuras edições – não porque está morto, mas porque está aposentado e indo para a faculdade? E se a DC está causando este clima na esperança de que os fãs partirão logo para a hipótese de morte, só pra nos dar a certeza de que Tim ainda está lá, mesmo que não esteja de uniforme? Seria a DC corajosa o suficiente para forjar sua morte na história para dar-lhe um tempo?

Então, assim como Stephanie Brown e Dick Grayson, Tim seria mais um parceiro do Batman a ter uma morte forjada. E como foi dito, matar ele completaria o set de Robins mortos.

E se – isso é louco – ele estiver somente indo para a faculdade?

A Universidade Ivy não é uma universidade qualquer – é o lar do professor Ray Palmer, o Eléktron. Em DC Universe: Rebirth #1, nós tivemos um pequeno vislumbre de Ryan Choi, sucessor de Palmer, descobrindo uma mensagem de Ray dizendo que ele está preso no Microverso e precisa de sua ajuda. A DC prometeu que essa história teria continuação. E se Tim Drake estiver ligado à história iniciada por Geoff Johns?

E sobre a solicitação de Detective Comics #940? Se o fim for mesmo algo “inesperado” como disseram, aquela cena em Detective Comics #939 onde Tim está planejando ir para a faculdade não tornaria o fim bem… “Não inesperado”?

É inegável que as mortes de super-heróis já se tornaram um recurso desgastado nos quadrinhos. Mas se tem uma hora boa para fazer isso, então a hora é agora: 27 anos depois da primeira aparição de Tim Drake nos quadrinhos, em agosto de 1989.

Detective Comics #939.2

Quantas carreiras promissoras tiveram seu fim aos 27? Jimi Hendrix, Janis Joplin, Amy Winehouse

Descobriremos se vamos assistir ao funeral ou à formatura de Tim Drake quando Detective Comics #940 chegar às bancas em 14 de setembro.

  • MateusDrake

    Wait, vocês acompanham as revistas através de tradução não-oficial e esse tipo de coisa?
    Hm…