Detective Comics introduz um antigo segredo entre Batman e Zatanna

Enquanto a Bat-família enfrenta o sucessor de Azrael da Ordem de São Dumas, Detective Comics #959 reintroduz Zatanna na cronologia do Rebirth. Apesar disso, o envolvimento da personagem vai além de uma simples assistência mágica para combater o vilão Ascalon. A edição adiciona uma conexão entre Batman e Zatanna que remonta à uma antiga formação da Liga da Justiça e também nos aponta para um segredo entre os dois.

Batman comenta sobre uma oferta feita à ele por Zatanna há muito tempo, como uma forma de conseguir respostas para questões ainda não respondidas. Essa informação nos abre um leque de especulações: não apenas existiu um segredo obscuro entre Batman e Zatanna durante todos esses anos, mas a magnitude desse segredo sugere que os motivos por trás da oferta feita por Zatanna são alimentados por algo que certamente deve ser temido. Uma incrédula Zatanna aparenta ficar chocada devido a Bruce ainda se lembrar desse incidente ocorrido no passado, o que nos trás uma questão – a natureza dessa oferta, seja ela qual for, seria tão perigosa a ponto de Zatanna tentar apagar a memória de Bruce? Aqueles que leram Crise de Identidade logo lembrarão que essa não foi a primeira vez que Zatanna tentou apagar a memória do Homem Morcego, indicando que o que lhe fora revelado era algo tão grande que ele sentia que deveria esquecer, mesmo através de meios questionáveis.

Em relação a oferta que ela fez à Bruce quando jovens, Zatanna afirma: “Mesmo assim, eu tive medo daquela maldita coisa”, implicando que a metodologia usada teria a ver com algum objeto ou artefato. Teria ela encontrado alguma artefato mágico poderoso possuído por seu pai? Algum outro artefato, como a máscara do Pirata Psíquico ou o button do Comediante, que contenha um poder maior do que se acredita ter? Seja qual for, Zatanna possui medo de tal artefato e Batman lhe conta sua motivação para buscá-lo: uma imagem holográfica do “falecido” Robin Vermelho.

Tim Drake foi dado como morto em Detective Comics #940, mas ainda assim, no final dessa mesma edição é revelado que o herói havia sido capturado por Mr. Oz  por razões ainda desconhecidas. O que se supõe é que Bruce, que acredita que Tim está morto, estaria procurando por um modo de ressuscitá-lo, acreditando que o segredo existente entre ele e Zatanna poderia de alguma forma ajudá-lo em seu objetivo. Bruce já fez algo do tipo ao trazer Damian Wayne de volta a vida, portanto, é plausível imaginar Bruce fazendo algo parecido novamente.

Ou será que Bruce tem motivos para acreditar que Tim está vivo? Não existem indicações diretas sobre isso, porém, Bruce recentemente se encontrou com seu pai em The Button. Teria esse encontro dado a Bruce um motivo para acreditar, ou até mesmo buscar descobrir, que Tim Drake não está de fato morto? Teria o Batman descoberto que Tim Drake está preso em algum lugar além do alcance por meios não convencionais? Se assim for, Bruce pode muito bem acreditar que Zatanna seria a pessoa certa a recorrer.  Então, se Tim Drake está vivo, o que o Batman vai fazer?

As palavras finais de Tim à Oz ao final de Detective Comics #940“Meus amigos virão por mim. Espere e verá”. – soam proféticas. Esse voto de confiança presume que Batman seria capaz de verificar a localização de Tim e então encontrar um modo de chegar lá. É claro, junto com o Flash, Batman foi capaz de viajar através da linha do tempo acessando até mesmo realidades alternativas. Poderia essa aventura tê-lo preparado para outra viagem que o faça ir além de sua zona de conforto?

Se Batman descobriu o atual paradeiro de Tim Drake, existe uma boa chance de que ele tenha também descoberto sobre Mr. Oz – o que já pode ter ocorrido, uma vez que Superman possa em algum momento ter mencionado o personagem ou até mesmo o Cavaleiro das Trevas tenha descoberto a conexão por conta própria usando de suas habilidades investigativas. Dada a possibilidade dos poderes e influencia de Oz terem se tornado evidentes para o Batman, ele até mesmo poderia solicitar apoio do restante da Liga da Justiça ao invés de apenas entrar em contato com o Superman. Ao se aproximar de Zatanna, esse plano talvez já tenha até mesmo começado.

Claro, Batman talvez não tenha que ir a qualquer lugar para resgatar Tim. Oz demonstrou ser bastante proativo no passado ao se intrometer e influenciar os acontecimentos da vida do Superman e fez Tim desaparecer para evitar qualquer interferência em seus planos. Se Mr. Oz sabe que Batman está ciente do paradeiro de Tim, então talvez seja Oz que virá ao encontro de Batman, e não o contrário.

O entusiasmo do Flash Reverso em torno do Multiverso talvez tenha atraído a atenção de Mr. Oz, dando motivo para o misterioso personagem sair de sua prisão extradimensional e ir até à Batcaverna, da mesma forma que Thawne fez. Isso potencialmente levaria ao encontro entre Oz e Batman e quem quer que o Batman tenha contatado para ajudá-lo. Se Zatanna possui algum truque na manga, então esse seria o momento ideal para usá-lo.

O envolvimento de Zatanna no universo do Cavaleiro das Trevas continua em Detective Comics #960 que será lançada em 12 de Julho.

  • O Homem do QI200

    O Superman mencionou algo do Mr. Oz na HQ Trindade #08. Mas, duvido que o Batman descobriu o paradeiro do Tim ou algo sobre o Oz, o que eu acho, que talvez ele caiu em si e percebeu que matéria não pode ser criada e nem destruída, só pode ser transformada, ou seja, sem corpo, sem morte. Como ele estava sofrendo com o que aconteceu ele deixou passar essa, mas talvez com o tempo ele parou pra pensar mais a fundo.

    • Eduardo Faria Guimarães

      Pelo que me lembro dessa edição o Batman estava totalmente incrédulo quando ele mencionou que a realidade estava sendo manipulada.

      Tanto que no final a discussão não foi pra lugar nenhum e eles deixaram quieto pelos menos por enquanto o assunto.

      • Neo

        Mas Batman sempre surpreende.
        Aquela viagem com o Flash ele com certeza captou algumas coisas. Junta a fala do Jay para o Barry dizendo que o conhecia e depois voltando para a força de aceleração. Junta o Wally aparecendo a ele não Batcaverna e depois o Button aparece. Junta essa fala do Superman em Trindade. Nós leitores prestamos atenção em cada diálogo, cada acontecimento. O Batman mais ainda.

  • Batman Eterno

    Incrivel!

  • Hal Jordan

    Rapaz eu estou amando o Rebirth e seus mistérios.

    • Elecom

      Opa. Onde vc tem lido HQ´s da DC?

      • Hal Jordan

        Eu baixo os Scans no Darkseid Club e Só Quadrinhos.

      • Neo

        Vc é da Panini?

    • Eduardo Faria Guimarães

      O legal é que cada HQ dessa fase é uma pista,é como se fosse várias linhas que vão pra vários caminhos e no final elas formam uma linha reta.

      • Hal Jordan

        Exatamente, à cada referência um wow. À cada mistério um ohh.

  • Eduardo Faria Guimarães

    Também percebi a referência a Crise de Identidade.