Dave Gibbons detalha as origens do button de Watchmen

Em 1986, Alan Moore e Dave Gibbons revolucionaram o mundo dos quadrinhos com Watchmen. Mesmo aqueles que não leram a clássica graphic novel ou viram apenas adaptação cinematográfica de Zack Snyder são suscetíveis a reconhecer o icônico símbolo que ganhou popularidade através da história: o smiley amarelo com uma mancha de sangue. Esse smiley foi a imagem de abertura da primeira edição, bem como a imagem da capa, e passou a representar o realismo escuro e introspectivo nas histórias em quadrinhos – e recentemente desempenhou um papel chave durante o Rebirth. Agora, Dave Gibbons revelou novos detalhes por trás do iônico button e de como uma ideia desprovida de expectativas veio a representar uma era.

Em uma entrevista com ao Entertainment Weekly, Gibbons finalmente discutiu o processo criativo por trás do Comediante, personagem que usa o smiley na história e que é misteriosamente assassinado, desencadeando os eventos da história. Gibbons disse que inicialmente o Comediante tinha uma roupa camuflada estilo militar para realizar atividades desse tipo, porém, se misturava demais com as cores do fundo do quadrinho. Então Gibbons optou por cores mais escuras e acrescentou o button como um simples acessório.

“Então eu desenhei esse personagem sombrio, ele tinha uma estrela em um ombro e listras vermelhas e brancas no outro. Mas ele parecia muito sério, então eu me perguntei o que o aliviaria um pouco. Então, no esboço que eu fiz, desenhei um pequeno e amarelo button de um rosto sorridente, porque eu imaginei que daria um contraste interessante. Este grande personagem obscuro, com um pequeno toque colorido e bobo”, revelou Gibbons.

É um pouco doido considerar que este símbolo famoso era uma ideia descartável para Gibbons na época. Ele então apresentou a ilustração para Moore, que por sorte adorou e logo escreveu o roteiro para a cena de abertura. Uma vez colocado na história, o button se tornou a peça-chave para o simbolismo da graphic novel.

“Então percebemos que o que tínhamos naquele emblema do smiley era realmente o desenho animado supremo. Um desenho simples de um rosto sorridente preto e amarelo, com uma gota de sangue realista sobre ele. Era como o mundo real impondo-se sobre um desenho animado, que é o que estávamos tentando fazer, tratando personagens de quadrinhos como se estivessem vivendo em um mundo real”, explicou Gibbons.

É um exemplo de como uma equipe criativa em boa sincronia pode melhorar o trabalho um do outro. Outro detalhe que os leitores suspeitavam há muito tempo foi confirmado por Gibbons em relação da colocação exata do respingo de sangue. Outra figura amarela e circular na história é o Relógio do Juízo Final, que marcava 5 minutos para meia-noite. Gibbons disse que eles decidiram que iriam fazer o button se assemelhar ao relógio. “Nós sabíamos que a mancha de sangue tinha que ser um pouco linear, então ao invés de apenas uma gota eu a dei uma direção de cinco minutos para a meia-noite”, concluiu o artista.