Dark Nights: Metal – The Dawnbreaker

Escrito por Sam Humphries e ilustrado por Ethan Van Sciver, Batman: The Dawnbreaker #1 é o one-shot que apresenta a origem de mais um dos Cavaleiros das Trevas que estão invadindo o Universo DC nos eventos de Dark Nights: Metal. A história apresenta o Bruce Wayne da Terra-32 do Multiverso Sombrio – numa referência ao elseworld Batman: In Darkest Knight – que presenciou a morte de seus pais, mas contrário do Bruce da Terra-0, esse Bruce foi capaz de superar grande medo e ser escolhido para integrar a Tropa dos Lanternas Verdes.

Mas ao contrário dos outros Lanternas Verdes, Bruce compensa sua falta de medo em força de vontade e fúria, desencadeando uma horrível cadeia de eventos. Quando o anel impede Bruce de usar força letal no assassino de seus pais, sua força de vontade substitui o protocolo, liberando algo sinistro no dispositivo.

Na história, existem ecos evidentes da Tropa dos Lanternas Vermelhos – que tem seus anéis alimentados pela ira -, mas esse Lanterna Verde Bruce Wayne é diferente. Quando Bruce supera a proibição do anel contra força letal, uma criatura horrível de energia verde semelhante à Parallax se manifesta para matar Joe Chill. E isso foi apenas o começo, já que uma espécie de sombra tomou posse da arma mais poderosa do universo. A partir daí, esse novo Lanterna Verde começou uma sangrenta cruzada para proteger Gotham City, alimentando ainda mais o anel com sua sede de vingança. O brilho do dispositivo deixou de ser verde claro, apresentando uma cor turva – como se o anel estivesse lutando contra uma escuridão penetrante.

As novas habilidades de Bruce lhe permitem expurgar Gotham City, assassinando grande parte de sua galeria de vilões. Seu anel começa a exibir uma nova habilidade, que envolve o ambiente que ele desejar com sombra. Ele usou isso para matar Pinguim e os Guardiões do Universo – bem como toda Tropa dos Lanternas Verdes, que ficou com os anéis inoperantes durante o apagão iniciado por Bruce.

Bruce considera essas criaturas do anel seus amigos, revelando tê-los criado na escuridão. O Lanterna se vangloria, sugerindo que eles não são apenas um produto de seu anel com defeito, mas sim de seu próprio portador, que deixa de ser um Lanterna Verde para se tornar o Dawnbreaker.

Assim como nos outros one-shots, logo a Terra-32 começa a colapsar e Bruce é recrutado pelo Batman Who Laughs para invadir a Terra-0, prometendo trazer os pais do Lanterna de volta. Um órfão atormentado que vive na escuridão fará de tudo para viver fora das sombras e ter seus pais de volta, e é com isso que Barbatos conta para sair vitorioso.

O próximo Batman maligno a ser explorado será The Drowned, que terá seu one-shot lançado em 18 de outubro. Dark Nights: Metal #3 tem data de lançamento marcada para 11 de outubro.

  • cloudribero

    Podia perdoar ele senão tivesse matado o Gordon daquela maneira