Dark Nights: Metal – O Homem Imortal e as Quatro Tribos

Imortalidade e um tema que está no centro de Dark Nights: Metal, sendo a força motriz por trás das investigações conduzidas por Batman e pelo Gavião Negro. Além disso, o tema também reúne na história um conjunto de personagens imortais, incluindo o próprio Homem Imortal.

Em Dark Days: The Forge #1, os leitores descobriram que o Gavião Negro investiga as origens do Metal Enésimo há anos, tentando desbloquear suas habilidades. Durante seus estudos, ele entende que uma poderosa energia desconhecida está sendo conduzida através do metal, e que isso está além de sua compreensão. Essa poderosa energia também estava sendo investigada pelo Batman, e a história por trás dessa descoberta é o centro da trama de Dark Nights: Metal, que colocará o Universo DC lutando contra uma invasão do Multiverso Sombrio.

A investigação do Gavião Negro não apenas o levou à uma compreensão dessa energia, mas também revelou um link para o passado da Terra. O personagem diz ter um vislumbre durante suas reencarnações, uma visão que revela uma pista histórica que começa na aurora da humanidade, com os primeiros homens a caminhar pela Terra e com as três tribos. O Gavião Negro também mostrou ter a posse de artefatos que representam essas tribos – o signo do gavião, do urso e do lobo.

Na mesma edição, os leitores são introduzidos à uma versão moderna do Homem Imortal, um personagem criado em 1965 em Strange Adventures #177. Desde então, em várias histórias, o personagem é retratado como um homem moderno que possui poderes dos quais ele não compreende. Criado como um órfão, sua única pista era um amuleto deixado com ele quando ainda era um bebê. Ao olhar para esse amuleto, ele lembra que viveu centenas de vidas, desde seu tempo como homem das cavernas até os dias de hoje, e seu corpo e sua mente detiveram o todo conhecimento que ele adquiriu durante essas vidas. Originalmente, o personagem fazia parte de uma raça de poderosos homens das cavernas, mas em histórias posteriores ele recebeu uma origem para conciliar sua existência com o cânone do Universo DC.

Ele era Klarn Arg, o líder da Tribo do Urso e arqui-inimigo de Vandar Arg da Tribo do Lobo – mais conhecido como Vandal Savage. Na história, as origens pré-históricas de Savage e do Homem Imortal estão conectadas ao meteoro que atingiu a Terra há 50 mil anos. O meteorito deu imortalidade à Vandal e poderes ao Homem Imortal, que talhou um amuleto do meteorito. Desde então, ele está sempre ressuscitando, às vezes como um bebê e às vezes como um adulto, sempre para enfrentar Vandal Savage. Lendo a origem do Homem Imortal, fica fácil de conectar seus poderes à capacidade de reencarnação do Gavião Negro e da Mulher-Gavião.

Já a terceira tribo é a Tribo do Gavião (“hawk”, no original, que também pode ser traduzido como “falcão”, mas que optamos por traduzir como “gavião” por conta da sua relação com o personagem de mesmo nome), que possui relação com o próprio Gavião Negro e com outras equipes do Universo DC, como os Desafiadores do Desconhecido e os Falcões Negros (Blackhawks), como mostrado em Dark Days: The Casting #1.

No pós-Crise, o Homem Imortal trabalhou com uma equipe de heróis chamada Heróis Esquecidos para impedir os planos malignos de Vandal Savage. Embora nenhum desses heróis – como Homem Animal, Adam Strange e Capitão Cometa – pareça estar envolvido na trama de Metal, uma ideia semelhante parece estar por trás da formação dos Homens Imortais. Esse time vai ganhar um próprio título pelo selo Dark Matter, e dentre os membros anunciados, se encontra o Homem Imortal.

A descrição de Immortal Men indica que cinco irmãos possuem vida eterna, lutando contra inimigos em uma guerra sem fim. Não está claro se o Homem Imortal é um desses cinco irmão, mas The Forge mostra duas pessoas falando e quatro sendo apresentadas em uma tela. Então talvez o Homem Imortal, que é descrito como um grande e poderoso ser imortal, possa ser o líder desses cinco irmãos.

Nessa nova encarnação, o Homem Imortal é um homem velho e grisalho que trabalha em segredo em um covil localizado abaixo da Filadélfia. Ele revela que ofereceu à Elaine Thomas – mãe de Duke Thomas – a oportunidade de se tornar imortal de alguma forma. Se Elaine faz parte dos Homens Imortais, reencarnando sem saber, ou se a oferta era nova, não ficou claro.

Outro membro notável da Tribo do Urso é Anthro, o primeiro garoto da Terra, que desempenhou um papel fundamental durante Crise Final, de Grant Morrison. Morrison também incluiu o Homem Imortal em Multiversity, embora tenha sido mostrada uma versão do personagem da Terra-20, que se revelou como Anthro, um herói que ganhou poderes por conta de um meteorito. É possível que todos esses meteoritos – assim como a energia vinculadas à eles – possam estar conectados ao Metal Enésimo e à Energia Escura que levará o Batman ao Multiverso Sombrio.

The Forge, além de mencionar as três tribos, acrescenta uma quarta tribo, simbolizada por um morcego. Esse símbolo se conecta diretamente ao final de Crise Final e à sua continuação, Batman: O Retorno de Bruce Wayne. Deslocado no tempo após ser atingido pela Sanção Ômega de Darkseid, Bruce Wayne começa a viajar por diferentes eras, começando pela Era Paleolítica, e durante seu tempo como homem das cavernas, ele luta contra a tribo liderada por Vandal Savage, estabelecendo os alicerces para a Tribo Miagani – uma tribo formada por conta da lenda das aventuras de Bruce Wayne no passado – e que, possivelmente, pode ser a quarta tribo, a Tribo do Morcego.

Olhando através da história do Homem Imortal e as possibilidades que Metal pode trazer, é bem claro que Scott Snyder está conectando eventos distintos da história do Universo DC. Embora o quebra-cabeça não esteja completo, é muito provável que toda essa mitologia desempenhe um papel fundamental quando o Multiverso Sombrio chegar.

Dark Nights: Metal #1 tem data de lançamento marcada para 16 de agosto.