[ASILO ARKHAM] O legado de Batman: Ano Um

Frank MillerDavid Mazzuchelli estabeleceram uma nova origem para o Batman após Crise nas Infinitas Terras. O Universo DC foi zerado e, pela primeira vez, uma origem moderna para o personagem foi contada. Batman: Ano Um trouxe uma Gotham City mais verossímil, tornando Batman um herói falível, num enfoque que influenciaria gerações de argumentistas e roteiristas do herói.

Um Conto de Batman: Xamã (Batman: Legends of the Dark Knight #1) é uma história de trevas e misticismo, mas os mesmo tempo, chocantemente realista. Pode-se dizer que é uma continuação direta de Ano Um, além de complementar diversos acontecimentos da origem do Batman. Na trama, enquanto rastreava um assassino no Alasca, Bruce quase morre congelado, até ser salvo por um Xamã usando uma máscara de morcego. Ao retornar à Gotham, Bruce reencontra o tal assassino, além de um culto fanático que oferecia sacrifícios humanos. Batman triunfa contra as duas ameaças e conquista o direito de adotar o símbolo do morcego.

Um Conto de Batman: Gothic (Batman: Legends of the Dark Knight #6) traz o enigmático Sr. Winchester, um Diretor de uma escola particular que Bruce estudou sob protesto quando era criança. Winchester era temido pelos alunos, que afirmavam que ele não possuía sombra. Após se tornar o Batman, Bruce passa a ser atormentado por pesadelos com aquela escola, nos quais seu pai ressurgia do mundo dos mortos com a boca costurada. Enquanto isso, alguém estava matando os chefões do crime em Gotham, e tudo indicava que o responsável era o Sr. Winchester. Batman consegue descobrir que Winchester era, na verdade, um monge que havia feito um pacto com o demônio e agora chamava a si mesmo de Senhor Murmúrio. Por fim, tentou espalhar uma praga em Gotham, mas foi derrotado pelo Morcegão.

Um Conto de Batman: Acossado (Batman: Legends of the Dark Knight #11) reintroduz de forma brilhante o vilão Hugo Strange, antes uma espécie de cientista louco, agora um famoso psiquiatra. Acossado mostra a obsessão de Strange por Batman e como manipulou um policial a se tornar um assassino chamado Flagelo da Noite. Acossado também mostrou a criação do Batmóvel e do Bat-sinal.

Um Conto de Batman: Veneno (Legends of the Dark Knight #16) mostra como a droga usada por Bane para sobrepujar o Cavaleiro das Trevas foi criada. Batman não consegue salvar uma garotinha devido às limitações de sua força física, e o pai da menina dá ao herói a droga Veneno para melhorar seu desempenho. Batman se torna dependente do Veneno, sendo forçado a se trancar na Batcaverna para desintoxicar e colocar um fim à carreira do corrupto criador da droga.

Um Conto de Batman: Devoção (Legends of the Dark Knight #21): Batman atua há alguns meses como vigilante em Gotham, porém a cidade ainda reluta em aceitá-lo, já que ele é visto como terror pelos criminosos e com desconfiança pela polícia, contando apenas com o apoio tímido de Jim Gordon. Após ter a vida salva por Batman, o dependente químico John Ackers acredita ter sido convocado pelo Homem Morcego e ajudá-lo na difícil missão de combater o crime. John recruta outros jovens em condições de risco e cria os Seguidores do Morcego, um grupo de jovens disposto a seguir os passos do Cavaleiro das Trevas e fazer justiça com as próprias mãos.

Um Conto de Batman: Gangues (Legends of the Dark Knight #44) mostra Gotham City contaminada pela violência em todos os níveis, onde dois policiais matam um inocente e, sem saber, acabam sendo filmados por Merkling, o apresentador de um programa sensacionalista que ameaça vazar o vídeo na TV. Aparentemente, um esquadrão da morte racista formado por policiais resolve eliminar todas as testemunhas do crime, e somente Batman pode detê-los.

Batman: Legends of the Dark Knight #50 e Legends of the Dark Knight Annual #2: a primeira história remonta o primeiro encontro do Homem Morcego com o Coringa. Embora o Cavaleiro das Trevas tenha confundido o vilão com um palhaço comum, depois ele se dá conta do monstro que havia ajudado a criar. Já a segunda aventura é bem curiosa, que narra o casamento do Comissário Gordon.

Um Conto de Batman: Tao (Batman: Legends of the Dark Knight #52): Batman investiga um poderoso gângster que controla as atividades de Chinatown em Gotham City e mora em um pagode protegido por magia. Paralelamente, um assassino chamado Dragão é contratado para destruir a barreira mística e derrubar o império de Khan. O problema é que o Dragão e o Homem-Morcego se conheceram há muito tempo no Oriente, quando o jovem Bruce se aperfeiçoava para combater o crime, e na ocasião, salvou a vida do Dragão.

Um Conto de Batman: De Volta à Sanidade (Batman: Legends of the Dark Knight #65): Coringa, após ter certeza de que acabou com a vida do Cavaleiro das Trevas, se regenera e assume a identidade de Joseph Kerr, recomeçando sua vida. A história mostra como a existência do Coringa parece depender da presença constante do Homem Morcego, enquanto Batman parece encontrar nas atrocidades do Palhaço sua motivação para lutar.

Um Conto de Batman: Criminosos (Batman: Legends of the Dark Knight #69): há algo de podre na penitenciária de Gotham City. Um prisioneiro sentenciado à morte é o principal suspeito de um assassinato cometido fora da prisão. Outro condenado, que já deveria ter ido para a câmara de gás há dois anos, é misteriosamente atropelado e morto nas ruas. Com a ajuda do Capitão James Gordon, Batman se disfarça e resolve infiltrar-se na penitenciária para desvendar o caso por dentro, misturando-se aos criminosos que jurou a vida inteira combater.

Batman: Conspiração (Batman: Legends of the Dark Knight #86): Batman investiga uma série de assassinatos ritualísticos. O símbolo, presente em cada assassinato, era uma cobra engolindo a própria cauda, representando um portal para as trevas. Conspiração apresenta uma história cheia de sombras e mistério, com uma reviravolta que só o Homem Morcego seria capaz de desvendar.

Batman: O Longo Dia das Bruxas é um épico que lança o Homem Morcego no mundo da máfia enquanto ia no encalço de Feriado, um misterioso assassino em série que sistematicamente matava suas vítimas a cada feriado importante. O enredo serviu para recontar a origem do Duas-Caras, mostrando que a corrupção já fazia parte de Harvey Dent antes dele entrar para a vida de crimes. Batman: Vitoria Sombria é continuação direta de O Longo Dia das Bruxas e mostra Gotham sendo assombrada por um novo assassino em série, que tinha como alvo os policiais da cidade.

Batman: Aliança Sombria (Batman: Turning Points #1) revisa e apresenta um novo olhar à aliança de Jim Gordon e o Cavaleiro das Trevas. Cada parte da história se passa em uma época diferente, onde os leitores tiveram uma melhor compreensão do tumultuado relacionamento do maior policial da cidade e Batman. Em especial, o primeiro capítulo da história, que se passa diretamente no Ano Um do Batman e mostra um dos primeiros casos em que a dupla trabalhou junto.

Batman: Terror (Batman: Legends of the Dark Knight #137) é a continuação direta de Acossado. Aqui, além de lidar com o retorno de Hugo Strange, a história também apresenta a Mulher-Gato em início de carreira e a origem de Jonathan Crane, o Espantalho.

Batman: O Homem Que Ri remonta o primeiro encontro entre Cavaleiro das Trevas e Palhaço do Crime, complementando o que vimos em Legends of the Dark Knight #50. Depois que inúmeros corpos foram descobertos com um sorriso congelado em uma fábrica abandonada, o Coringa se revelou ao público quando matou uma repórter e ameaçou assassinar o milionário Henry Claridge. O vilão continuou seu reinado de terror até ser derrotado por Batman, antes de liberar sua toxina no reservatório de água de Gotham.

Batman e os Homens-Monstro traz, mais uma vez, Hugo Strange como principal antagonista. Hugo e seu assistente Sanjay vêm fazendo experiências genéticas em seus pacientes no Asilo Arkham. Os resultados são devastadores e ele cria os Homens-Monstro, canibais gigantes grotescos que precisavam se alimentar regularmente. A história mergulhou bem fundo no passado do Homem Morcego, pois além de recontar uma das primeiras histórias do Batman, trouxe também seu relacionamento com Julie Madson, sua namorada da Era de Ouro.

Todas as histórias citadas representam uma pequena parte dos anos iniciais de atuação do Homem Morcego, bem como a reprodução do legado de Frank Miller. Todas se completam e acrescentam detalhes à origem do Cavaleiro das Trevas.

  • hortencia dias

    Adorei o texto, parabéns Vitor!

    • Vitor Tassi

      Valeu Hortência!