[ASILO ARKHAM] O homem que deduziu a identidade do Batman

Como vocês já devem ter percebido, Gloriosos leitores, nosso blog está passando por um hiato. Contudo, a coluna Asilo Arkham não para! E neste mês falaremos sobre um dos inimigos mais interessantes do Universo do Batman: Hugo Strange!

Dos muitos vilões do Homem Morcego, Hugo Strange foi um dos poucos a ter deduzido a identidade secreta do Batman. No início da carreira do vigilante, o Professor Hugo se tornou uma celebridade na mídia, aparecendo em talk shows falando sobre o Morcegão, fornecendo até um perfil psicológico do Cavaleiro das Trevas. Logo ele se tornou um consultor especial para uma força-tarefa criada justamente para prender o vigilante de Gotham City. Porém a obsessão de Hugo pelo Homem Morcego o levou a uma trágica condição – que pretendemos explorar aqui nesse artigo.

DetectiveComics-036

Hugo Strange surgiu em Detective Comics #36, dois meses antes da primeira aparição do Coringa. Na história, Strange utilizava uma máquina para criar um nevoeiro para encobrir seus roubos, até que Batman derrotou a gangue do criminoso com uma capsula de gás e acertou um soco de esquerda em Hugo. Foi nessa edição que Batman adicionou a suas luvas os espinhos curvos, visual mantido até os dias atuais. Apesar do aspecto físico de Hugo Strange ter mudado ao longo dos anos, o Professor mantém sua característica barba e os óculos até hoje. Entretanto, não podemos dizer o mesmo do modus operandi do vilão.

Em Um Conto de Batman: Acossado, vemos que Hugo Strange é um famoso Psiquiatra que participa de alguns programas de auditório com diversas teorias sobre quem é o homem que se veste de morcego. Segundo Strange, Batman é obcecado. Obcecado pela noite e pela escuridão. Obcecado por vingança. Strange acredita que toda esta obsessão seja fruto de um crime cometido na escuridão. Uma única noite, um único evento traumático que o persegue por toda vida. E poder individual. Para Strange, isto é obvio, pois Batman não quis entrar para a polícia e sim agir sozinho, como um fora da lei. Porém, para Strange, mesmo o Homem Morcego não querendo partilhar suas realizações com a polícia, ele prefere usar a máscara e continuar no anonimato, ou seja, ele busca a fama, mas não quer ser reconhecido como ele mesmo, apenas como Batman. Strange concluiu que estas são características de um esquizofrênico.

Graças a essa incrível analise, o Professor Hugo Strange é convidado para atuar como consultor da força-tarefa criada pelo Prefeito de Gotham e chefiada pelo então Capitão da polícia James Gordon, com o intuito de capturar o vigilante mascarado. Gordon nomeia o Sargento Maxwell Cort como o segundo em comando da força-tarefa, um policial honesto, porém não muito competente e que nutre um ódio cego pelo morcego.

2058997-750px_maxwell_cort_002

Uma das exigências de Strange para aceitar o cargo é ter total acesso aos arquivos da polícia. Hugo então solicita uma lista de todas as vítimas de assaltos e assassinatos em Gotham nos últimos 5 anos. Ao receber o pedido, Gordon se sente aliviado, pois percebe que Hugo subestimou a obsessão de Batman e o tempo de preparo necessário para se tornar um vigilante. Hugo Strange mostra-se cada vez mais fascinado e obcecado pelo Batman, a ponto de guardar um traje semelhante ao do Homem Morcego em seu apartamento. Strange veste o traje de morcego e consegue sentir o prazer em ser o Batman, que para ele é um assassino que não mata, livre para correr furioso pela escuridão profunda e secreta, fazendo amor com a própria noite. Porém, ele também sente inveja e ódio do poder que Batman possui.

Strange percebe o ímpeto de Max Cort em capturar o Homem Morcego e decide hipnotizá-lo, transformando-o no Flagelo da Noite, um novo vigilante, com métodos ainda mais extremos que os do Batman. Um dos objetivos de Hugo é usar o novo vigilante como resultado daquilo que Batman faz e assim colocar a população contra ele.
Batman consegue derrotar o Flagelo da Noite, embora ele tenha conseguido fugir. Derrotado, Max retorna ao apartamento de Hugo Strange, que dá o passo seguinte em seu plano, trocando o traje de Flagelo da Noite por um traje semelhante ao do Homem Morcego. Com a ajuda da hipnose, fez Maxwell Cort invadir a casa do Prefeito, agredi-lo e sequestrar sua filha. Com isso, Batman se tornou o principal suspeito do crime.

1570965-nightscourge02

Hugo Strange manteve a filha do Prefeito, Catherine, em seu apartamento, onde passou a agredi-la física e psicologicamente, sempre vestido com seu traje de Batman. O Homem Morcego vai até Strange para confrontá-lo sobre o sequestro da filha do Prefeito, mas o Psiquiatra consegue atingi-lo primeiro com um gás e com um taco de beisebol, para depois jogá-lo pela varanda de seu apartamento. Durante a queda, Batman grita por seus pais, o que faz Strange descobrir que Bruce Wayne é o Batman.

Strange invade a Mansão Wayne, ataca Alfred e coloca bonecos de Thomas e Martha Wayne espalhados pela residência de Bruce. Os bonecos continham gravações que acusavam Bruce de ser culpado pelo assassinato de seus pais. Tudo para desestabilizar ainda mais o Homem Morcego. Enquanto isso, o Flagelo da Noite continuou agindo, fazendo, literalmente, picadinho dos criminosos com duas espadas ninja.

Após se recuperar, Batman vai ao encalço de Hugo Strange, e com a ajuda do Capitão James Gordon consegue a confissão de Strange por ter sequestrado a filha do Prefeito. Strange consegue fugir, porém como estava vestido de Batman, alguns policiais o confundem com o verdadeiro Homem Morcego e lhe dão uma saraivada de balas, antes dele cair em um rio.

Batman vai atrás do Flagelo da Noite, e mesmo não estando em sua melhor forma, consegue derrotá-lo. O Corpo de Strange nunca foi encontrado. Maxwell Cort foi morto pela polícia.

Enfim, Hugo Strange morreu?

Um homem, vestido de morcego, comete um assassinato. Crava uma lâmina, que também contém um morcego como símbolo, no coração de um idoso dormindo e pinta, com sangue, um morcego na parede do quarto. Em Batman: Terror temos o retorno triunfal de Hugo Strange, desta vez realmente como um fora da lei e disposto a tudo para derrotar Batman física e psicologicamente.

Ao chegar na cena do crime, Batman logo deduz que o autor do assassinato era ninguém menos que Strange. Batman sabia que a intenção de Strange não era incriminá-lo, mas sim lhe enviar uma mensagem de que uma nova disputa entre os dois estava em aberto. Strange consegue se infiltrar no Asilo Arkham para a manipular e hipnotizar ninguém Jonathan Crane, o mestre do medo mais conhecido como Espantalho. Strange consegue auxiliar Crane em sua fuga do Asilo e o recruta para se tornar um soldado em sua luta contra Batman.

O Psiquiatra novamente invade a Mansão Wayne, e desta vez coloca um boneco dele mesmo, com gravações fazendo ameaças e dizendo mais uma vez que Bruce Wayne é Batman, utilizando a morte de seus pais para abalá-lo psicologicamente.

O plano de Strange dá errado quando o Espantalho se volta contra ele e o atinge com seu gás do medo. Ao tentar fugir, Hugo Strange cai em uma armadilha preparada pelo Mestre do Medo, e uma espécie de lança atravessa seu coração.

Cada vez que Hugo Strange vestia seu traje de Batman, acreditava estar se aprofundando na psique do herói. Apesar das teorias interessantíssimas sobre quem é Batman, a obsessão de Strange pelo Homem Morcego, cada vez mais perversa, foi a sua ruína.

E aí, gostaram do Artigo? Não deixem de comentar!

E não esqueçam, mês que vem tem mais!

Abraços!

  • Werly Pires

    Muito bom!

    • Vitor Tassi

      Valeu Werly! Semana que vem tem mais um artigo fresquinho.