[ASILO ARKHAM] A ética e os valores morais de James Gordon

Sejam todos bem-vindos à Coluna Asilo Arkham! Estamos na reta final de 2016, Gloriosos Leitores, mas não é por isso que vamos relaxar. Nesse mês de novembro trago a vocês a origem e trajetória de um dos personagens mais emblemáticos do universo do Batman: James Gordon!james_gordon_earth-two_0001

O Comissário do Departamento de Polícia de Gotham City, James Worthington Gordon debutou no mundo dos quadrinhos junto com o Homem Morcego, em maio de 1939, nas primeiras páginas de Detective Comics #27. Nesta histórica edição, Gordon foi retratado com cabelos grisalhos e um bigode bem fininho, não lembrando de nenhuma forma o visual que o tornaria icônico. O primeiro desafio de Gordon como policial de Gotham foi enfrentar os próprios policiais da cidade; corrupta e cooptada por sistemas de propinas e negócios escusos, que iam do então Comissário de Policia Gillian Loeb, até o chefão da máfia, Carmine Falcone. O primeiro parceiro de Gordon foi o Detetive Flass, um brutamontes corrupto que acreditava que a cidade de Gotham era um paraíso para os policiais.

No clássico Batman: Ano Um, podemos ver Gordon, ainda como tenente, chegando à Gotham City após ser transferido de sua antiga cidade, Chicago. Ao mesmo tempo, Bruce Wayne também retorna à cidade após peregrinar pelo mundo, aperfeiçoando mente e corpo para se tornar um combatente do crime. Gordon é casado e sua esposa, Barbara, suspeita que esteja grávida do primeiro filho do casal. Mesmo com seu marido desejando que o exame dê negativo, a expectativa de Barbara se torna realidade e Gordon apenas torce para que seja um menino.

Não demora muito para Tenente ter problemas com seu parceiro, com os demais policiais e com o Comissário Loeb. Gordon passa a confrontá-los, e com o aval do Comissário, Flass o encurrala e o agride com a ajuda de outros capangas. O Tenente não espera muito para dar o troco, e após algumas horas, vai ao encontro de Flass e lhe devolve a surra.

batman-year-one-016-newcomic-org

Conforme o futuro comissário vai se tornando um herói local para a imprensa e para os cidadãos de Gotham, Batman vai se tornando uma lenda na luta contra o crime. Apesar do objetivo em comum, Gordon ainda não acredita nos métodos do Cavaleiro das Trevas. Inclusive, o próprio Jim é incumbido de prendê-lo, junto com sua força-tarefa. Aos poucos, o Tenente Gordon vai ascendendo de forma rápida dentro da polícia, porém se afasta com igual velocidade de sua esposa. Não demora muito para o policial desenvolver uma relação amorosa com uma colega de trabalho, a também Tenente Sarah Essen. Inicialmente, Gordon e Sarah suspeitam de que o Promotor Harvey Dent é o Batman, mas ele logo é descartado por ter um álibi para todas as aparições do vigilante. O que o Tenente não sabe é que Dent já se tornou um aliado de Batman em sua luta contra o crime. Além de Dent, Bruce Wayne também se tornou suspeito, mas as artimanhas do bilionário também o fizeram ser riscado da lista.

Gordon, com o auxílio indireto do Batman, consegue derrubar Flass; porém, seu casamento fica por um fio quando o Comissário Loeb ameaça divulgar fotos de seu caso amoroso com a Tenente Essen. Gordon, escolhendo uma saída honesta, conta para sua esposa sobre o seu caso extraconjugal antes da divulgação das fotos. Mesmo abalada, Barbara mantém o casamento e poucos dias depois dá a luz ao filho do casal, James Gordon Jr. Jim e Batman – que ainda não eram aliados – começam a causar diversos transtornos à máfia. Loeb e Falcone, para colocar um fim na ameaça, decidem atacar o filho recém-nascido do futuro Comissário. Gordon consegue salvar sua esposa e matar dois dos malfeitores, porém Johnny Vitti, sobrinho de Falcone, consegue escapar, levando consigo o bebê. Bruce Wayne consegue salvar a criança, mas Gordon não o reconhece por estar sem óculos. E assim, dá-se início à parceria de Batman e o agora Capitão James Gordon.

batman-year-one-103-newcomic-org

Em Batman: Legends of the Dark Knight Halloween Special #2 , num conto intitulado Loucura, somos apresentados ao momento em que Gordon adota sua sobrinha Barbara e a leva para morar com sua família. Na época, Gordon ainda vivia com a esposa, também chamada Barbara e o filho, também chamado James. O então Capitão questiona a racionalidade de sua ação, pois em Gotham já era difícil criar um filho, imagine dois.

Em Batman: O Longo Dia das Bruxas vemos como Harvey Dent se tornou o Duas-Caras. Tão importante quanto essa tragédia é vermos Gordon, que já havia sido promovido à Capitão, selar o acordo junto com Batman e Dent para acabar com a máfia com Gotham City no telhado da Delegacia de Policia de Gotham. Essa parceria, aliada aos assassinatos cometidos por um assassino em série chamado Feriado, culminou com o fim da grande maioria dos mafiosos em Gotham. Graças à esses eventos, em sua continuação, Batman: Vitória Sombria, Gordon se tornou o novo Comissário da polícia em Gotham. E por fim, alguns policiais e outros tiras já aposentados, honestos ou não, foram assassinados por um novo assassino em série, o Assassino da Forca – inclusive o ex-Comissário, Gillian Loeb. Era o fim da máfia e dos policiais corruptos de Gotham e a ascensão de uma nova classe de criminosos, que passaram a surgir exponencialmente após as aparições do Homem-Morcego.batman_vitoria_sombria_loeb_gordon_dr

Logo no início de sua jornada, Gordon percebeu o que era necessário para se virar como policial em Gotham, principalmente ao revidar o espancamento que Flass lhe proporcionou junto com seus comparsas. E conforme seus esforços em limpar a policia surtiam efeito, sua vida pessoal acabara por ficar em segundo plano. O casamento do Comissário não durou muito após sua chegada a Gotham City, primeiramente por conta do caso extraconjugal com Sarah Essen, mas principalmente porque Gordon privilegiou apenas a sua carreira como policial. Podemos ver as separações em dois momentos distintos: em Batman: Turning Points – história que se passa no início da carreira do Cavaleiro das Trevas -, na qual Barbara deixa Gordon e retorna para Chicago com o filho do casal, deixando para ele uma carta e a papelada do divórcio; e em Batman: Gritos na Noite, onde Gordon já é Comissário, e Barbara o deixa pela última vez. Jim se tornou cada vez mais agressivo com sua família por conta da pressão em ser o Comissário na policia, forçando seu casamento à chegar ao fim. Com isso, passa a viver apenas com sua filha adotiva, Barbara.

A carreira como policial em Gotham foi marcada por tragédias desde o inicio, mas Jim nunca desistiu de seus ideais e de livrar a cidade da corrupção e do crime. Em seu primeiro ano como policial de Gotham, teve seu filho sequestrado. E essa não foi à única vez que usaram seu filho para atingi-lo. Em Batman: Legends of the Dark Knight Annual #2, às vésperas de seu segundo casamento, Gordon tem seu filho sequestrado novamente, desta vez pelo seu antigo parceiro, Flass, que se tornou um criminoso após sair da polícia. Mais uma vez, James Gordon Jr. foi salvo pelo Batman e finalmente Jim se casa com sua ex-parceira e amante, Sarah Essen. Ainda assim, mais um sequestro marcou a família do Comissário quando, dessa vez, sua filha recém adotada, Barbara, é capturada pelo Chapeleiro Louco. Barbara era a Alice perfeita para o chá do Chapeleiro e Gordon, mais uma vez com o auxilio do Batman, consegue salvá-la.killing_joke_babs_shotO atentado sofrido por Barbara Gordon pelas mãos do Coringa em Batman: A Piada Mortal foi o que mais traumatizou o Comissário. Após acertar o tiro em Barbara, o Coringa leva Gordon para um parque de diversões, onde canta uma música insana e expõe fotos da garota violentada, apenas para provar a teoria de que basta um dia ruim para um homem são se tornar louco. Felizmente, o plano do vilão não dá certo e Gordon não perde sua sanidade. Por mais que em alguns momentos Jim tenha perdido a razão, a lei e sua busca constante por justiça nunca deixaram de fazer parte da sua personalidade. Um exemplo disso acontece justamente em A Piada Mortal, quando Gordon mostra que o plano do Coringa de enlouquecê-lo não deu certo e pede para Batman não matar o Palhaço: “Quero que o prenda pela lei!… Temos de mostrar a ele que o nosso jeito funciona.”

A segunda esposa de Jim Gordon, Sarah Essen, ao final de Terra de Ninguém, também sofreu nas mãos do Coringa, sendo assassinada pelo Palhaço do Crime logo após salvar diversos bebês que haviam sido sequestrados. O Coringa se rende após matar a esposa do Comissário, e este não resiste à fúria e lhe acerta uma coronhada, antes de lhe disparar no joelho. Ainda assim, o Comissário retoma a razão – “prendam-no por homicídio” -, para depois desabar aos prantos nos braços de Batman.

jokersarah9

Outra prova da conduta moral de Gordon é vista em Batman: Silêncio, quando o Comissário impede Batman de assassinar o Coringa friamente, após o psicopata supostamente matar um amigo de infância de Bruce, Thomas Elliot. Gordon inclusive dá dois tiros de aviso em Batman, para impedi-lo de quebrar o pescoço do Coringa. Gordon lhe diz: “Eu não deixaria você fazer isso quando ele atirou na minha filha… Quando matou minha esposa”.

batman-hush-165

Apesar de anos e aventuras ao lado do Batman, Gordon sabe ou não a identidade secreta do Homem Morcego? Em Batman: O Cavaleiro das Trevas, o Comissário, já perto de se aposentar, brinda com Bruce Wayne os dez anos da aposentadoria de Batman, dizendo que Bruce enganava quase todos com soda na taça fingindo ser champanhe. É, quase todos, menos ele. Quando Batman está prestes a matar o Coringa em Silêncio, é outro momento em que podemos ver que Gordon sabe quem é a identidade secreta de Batman: “Você precisa pensar no que esta fazendo. Quem e o que fez você ser quem é. Seus modelos de conduta. As crenças que eles te legaram”. Muito fica aberto para questionamento, mas é unânime que Gordon não se importa com a identidade secreta do Batman, desde que ele continue fazendo seu trabalho dentro da lei.

Mais um artigo chega ao fim! Espero ter agradado a todos nessa revisitação às origens e ao passado de James Gordon. Não deixem de comentar, a opinião de vocês é sempre importante!

Nos vemos em dezembro! Até mais!

  • Julius, o Onipresente

    Eita

  • Jonah Hex

    Jimbo <3