As melhores lutas entre Batman e Superman nos quadrinhos

Por décadas os fãs de quadrinhos discutem sobre quem venceria uma luta entre Batman e Superman. Batman vs Superman: A Origem da Justiça é a primeira vez que esses dois icônicos heróis se encontram em um live action, e o combate entre eles só fez reacender a discussão sobre quem ganharia a luta.

Porém, essa luta não é nenhuma ideia nova. Além dos debates feitos pelos fãs, os próprios escritores da DC Comics já vêm colocando esses dois um contra o outro desde a Era de Prata, e cada luta foi capaz de mostrar diferentes lados desses heróis. Por isso, fizemos um apanhado dos confrontos mais marcantes entre Batman e Superman.

Kingdom Come 003-041

O REINO DO AMANHÃ
Kingdom Come 002-000Nem todas as lutas entre Batman e Superman foram embates corporais, com direito a troca de socos (e dúvidas sobre sangrar ou não). O Reino do Amanha, com roteiro de Mark Waid e a magnífica arte de Alex Ross, nos mostra o que poderia acontecer quando as diferenças entre os dois personagens resultam em uma guerra de grande escala.

O contexto: a história é ambientada em um futuro onde ocorre um crescente conflito entre os super-heróis clássicos e a nova geração de super-heróis; geração esta constituída de indivíduos imorais, perigosos e vigilantes irresponsáveis – inclusive, muitos deles são realmente descendentes diretos dos super-heróis clássicos. A história se agrava quando Superman retorna de seu autoexílio para lutar contra o crime e eventualmente se depara com a oposição criada por Batman e sua legião de renegados.

Relevância: Reino do Amanhã mostra um maravilhoso e terrível futuro alternativo onde Superman desiste de sua luta contra o crime devido a morte de Lois Lane, e Batman decide trocar sua identidade secreta para se tornar uma espécie de “Big Brother” (em referencia ao livro escrito por George Orwell, 1984) de Gotham graças ao uso de bat-sentinelas robóticas. Quando o Superman decide retornar para a sua luta contra o crime, as discórdias existentes entre ambos se tornam ainda maiores. O Batman inclusive resolve se aliar à Lex Luthor, e a rivalidade entre ambos quase resulta no fim do mundo.

Vencedor: Empate. O mundo quase é destruído e os heróis cessam a batalha na intenção de preservar a vida humana.

Batman - The Dark Knight Returns 04-040

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS

4

A clássica história criada por Frank Miller nos mostra um envelhecido Batman desafiar e derrubar Superman em uma luta feita para acabar com todas as lutas. Porém, o que Superman não percebe é o quão perigoso Batman pode ser quando este resolve usar todo o seu potencial de seu preparo.

O Contexto: O Cavaleiro das Trevas conta a história de Bruce Wayne, aos seus 55 anos, retornando de uma longa aposentadoria após a taxa de criminalidade de Gotham City atingir altos números. O retorno do Batman acaba acendendo a faísca para o retorno de inúmeros vilões – incluindo o Coringa -, e Batman agora tem em seu encalço a oposição da Policia de Gotham e do governo dos Estados Unidos da América, que possui o Superman como seu empregado.

Relevância: é o Batman em seu momento mais cruel e implacável. O Cavaleiro das Trevas utiliza uma armadura hidráulica, armas sônicas, luvas elétricas e até mesmo kryptonita sintética para por o Superman de joelhos. E quando ele finalmente o faz, temos um dos mais famosos diálogos das HQs de todos os tempos: “Nós poderíamos ter mudado o mundo… Agora olhe para nós… Eu me tornei um risco político e você… Uma piada. Eu quero que se lembre, Clark… Em todos os anos que virão… Em seus momentos mais íntimos… Eu quero que você se lembre da minha mão em sua garganta. Eu quero que você se lembre do homem que derrotou você”.

Vencedor: Batman. Ele até mesmo forja sua morte para treinar em total anonimato, numa caverna no subsolo, a próxima geração de seu exército.

Superman- Red Son - New Edition-088

SUPERMAN: ENTRE A FOICE E O MARTELO

Superman- Red Son - New Edition-000A história criticamente aclamada escrita por Mark Millar nos mostra um visão bastante diferente dos nossos heróis favoritos. Esse Batman não é limitado à sua regra de não matar e não parará por nada até que sua missão se complete. Mesmo que isso signifique sacrificar sua própria vida.

O contexto: em Superman: Entre a Foice e o Martelo, a nave do Superman cai em uma fazenda coletiva na Ucrânia ao invés de cair no Kansas. Aqui, Superman não luta pela verdade, justiça e o modo de vida americano. Nesse Elseworld, o Homem de Aço se torna o campeão do trabalhador comum que luta uma batalha sem fim por Stalin, pelo Socialismo e pela expansão internacional do Pacto de Varsóvia. Enquanto sua identidade secreta é um segredo de estado, Superman, eventualmente, se torna um ditador e atrai a atenção de Lex Luthor e do Batman, onde ambos desejam pará-lo a todo custo pelo bem do capitalismo.

Relevância: embora seja ambientada em uma realidade alternativa, Red Son captura perfeitamente a essência dos dois personagens. O Batman é um mestre estrategista, usando um sol vermelho – uma das fraquezas do Superman -, emulado por um emissor de lâmpadas para equilibrar a batalha e derrotar o Camarada de Aço com suas próprias mãos. E quando parece que o jogo tinha virado, Batman faz um último movimento que, no mínimo, surpreendeu cada leitor. A história mostra quão dedicado o Batman pode ser quando se trata de destruir o que ele considera um mal para a humanidade.

Vencedor: Batman. Quer dizer, até a Mulher Maravilha intervir e o Batman cometer suicídio como um homem bomba em seu ultimo esforço contra Superman, o que transforma o Cavaleiro das Trevas em mártir.

BMHUSH.Cv.r8.qx

BATMAN: SILÊNCIO

2

Batman: Silêncio, escrito por  Jeph Loeb, com arte de Jim Lee, nos mostra uma história onde, em determinado momento, Hera Venenosa faz lavagem cerebral em Superman e o coloca para lutar contra o Batman.

O contexto: Batman: Silêncio conta uma história de um perseguidor misterioso chamado Silêncio, que parece estar decidido a sabotar o Batman a qualquer custo. Ele acaba usando em seu plano personagens como Harvey Dent, Crocodilo, Mulher Gato, Hera Venenosa, Ra’s Al Ghul, Espantalho, Coringa, Arlequina, e até mesmo o Cara de Barro personificando Jason Todd. O mistério vira o mundo do Cavaleiro das Trevas de cabeça para baixo enquanto desmorona ao seu redor.

Relevância: Batman não tem tempo para se preparar, mas ainda consegue encontrar uma forma de derrotar o Superman. A princípio, usando um anel de kryptonita, do qual ele revela sempre estar de posse, além de explosivos e até mesmo um emissor sônico. Porém, Batman acaba apelando para um ato extremo ao arremessar Lois Lane de um prédio como uma maneira para que Superman se libertasse de seu controle cerebral.

Vencedor: Batman. Embora não tenha usado táticas éticas.

Batman (2011-) - Endgame v7-036

BATMAN: FIM DE JOGO

5

Novamente, Batman é confrontado por um Superman sob efeitos de lavagem cerebral, mas ao contrário da luta anterior, Superman não está sozinho. Essa luta, relativamente recente, vem da superestimada mente de Scott Snyder e responde a pergunta: ‘o quão preparado é o Batman quando ele precisa enfrentar toda a Liga da Justiça?

O Contexto: Batman: Fim de Jogo envolve o retorno do arqui-inimigo do Batman, o Coringa, seguindo os acontecimentos de  Morte da Familia. O Coringa magistralmente anuncia seu retorno manipulando a Liga da Justiça com intuito de matar o Batman. Para combater o ataque, Batman instrui Alfred para ativar o Plano Fenrir, que ativa uma grande armadura robótica construída pelo Batman para combater e derrotar toda a Liga da Justiça.

Relevância: essa batalha novamente mostra o quão extremamente preparado o Batman é. Não apenas por vencer a luta contra 4 dos maiores brasões da Liga da Justiça, mas ele faz isso usando uma armadura construída especialmente com esse propósito e até mesmo o faz sem ferir um cidadão inocente sequer. Quando finalmente parece que Superman iria dar fim ao Morcego de Gotham, O Batman cospe um pedaço de goma de mascar feita de kryptonita no olho do Superman, o que acaba fazendo-o cair imediatamente.

Vencedor: Batman. Apesar de após esse evento o Batman declarar que ‘ninguém venceu a luta’, ele derruba toda a Liga da Justiça, constituída por Superman, Mulher Maravilha, Flash e Aquaman.

Injustice - Gods Among Us (2013) v2-219

INJUSTIÇA: DEUSES ENTRE NÓS

Injustice - Gods Among Us v1-000

Injustice nos mostra uma realidade onde Superman resolve impor seu senso de justiça em toda humanidade. A decisão extrema acarreta em uma guerra sem proporções envolvendo todos os personagens dentro daquele universo, tendo como plot principal a rebelião armada pelo Batman contra o regime totalitário imposto pelo Superman.

O contexto: Superman, num frenesi, assassina o Coringa com as próprias mãos após o Palhaço do Crime ter feito o Homem de Aço matar acidentalmente Lois Lane. Isso perturba a mente de Kal-El, e faz com que ele decida impor seu senso de justiça no mundo inteiro, se colocando como um ditador. Batman, não concordando com isso e não acreditando no que seu antigo companheiro resolve se tornar, decide armar uma rebelião contra o Regime do Superman e não mede esforços para alcançar seu objetivo.

Relevância: Injustice é uma historia da qual recomendo fortemente para qualquer pessoa que esteja afim de entender o que faz o Batman ser tão paranoico com seus companheiros de Liga da Justiça. Ela mostra, em diversas situações, a capacidade de raciocínio estratégico do Batman, demonstra o quão disposto ele é quando se trata de lutar pelo que é certo (a ponto de abrir mão do próprio filho), fazendo até mesmo negociações com Deuses.

Vencedor: Injustice ainda está em publicação. Nesse momento a história se encontra em seu quinto ano, mas já ocorreram algumas batalhas entre ambos nesse tempo. Algumas ganhas pelo Superman, outras, parcialmente ganhas pelo Batman. Porém, o jogo Injustice: Gods Among Us nos conta o final da história e somos capazes de ver que no final, a luta do Batman e seus renegados contra o regime do Superman foi bem sucedida, o que permite dizer que novamente o Batman saiu como vencedor.

________________________________________________

Diversas facetas do Batman e do Superman foram exploradas dentro dessas histórias e todas possuem grande potencial para lhe agregar muito sobre o núcleo desses dois personagens. Batman e Superman são dois dos mais icônicos heróis de todos os tempos. Um retratado como um Deus, e o outro, procurando vingança por sua perda, mas ambos lutando pelo bem do planeta. Cada herói tem algo a oferecer e ambos são amados pelos fãs. A briga entre esses dois não pode ser resumida apenas à uma troca de socos sem sentido. Existem mais nuances no meio disso tudo e você só terá a ganhar ao procurar ler essas histórias. Mas e vocês, já leram algumas dessas histórias? Possuem algum comentário a respeito delas? Recomendam alguma outra história onde os Melhores do Mundo caem na porrada? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo.

  • Alexandre Aparecido Fiorelli

    Superman quebrando a espinha do Batman igual o Bane fez.